Parque do Cocó recebe o 1º Encontro de Voluntários da SEMA

26 de abril de 2018 - 10:03

Ser voluntário é ser engajado, consciente e comprometido com boas causas. Este foi o tom do 1º Encontro do Agente Voluntário Ambiental (AVA), acontecido na tarde do dia 24 de abril, no auditório do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Coordenado pela Cobio (Coordenadoria de Biodiversidade), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento contou com a presença de Artur Bruno, titular da Sema e os gestores das unidades de conservação (UCs), Parque Botânico, APA da Serra de Baturité, Estação Ecológica do Pecém, APA da Bica do Ipu e Parque Estadual do Cocó.

O encontro celebrou o primeiro ano de implementação do Programa AVA pela SEMA e teve como objetivo apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por voluntários da secretaria, junto às UCs . “A partir do balanço geral das atividades dos relatórios mensais e das percepções de todos os participantes, foi possível projetar novas mudanças que virão para ampliar as oportunidades de acesso ao Programa”, explica a técnica da Cobio, Doris Santos.

Na oportunidade o secretário Artur Bruno, destacou a importância do voluntariado e para o nosso Estado, sendo o pioneiro no Nordeste com iniciativa. Destacou ainda importância do voluntariado no serviço público, sendo um fator relevante para o crescimento pessoal e profissional de cada um e lamentou “lamentou que esse tipo de atividade ainda não tenha um grande numero de adeptos no país”.

Para o titular da SEMA, “o trabalhador voluntário realiza sua função com grande dedicação e amor, afinal, tem uma causa por trás do voluntariado e por isso, muitas vezes , a pessoa acaba sendo efetivada”. De acordo com o programa para voluntários, da SEMA, as horas empreendidas pelo agente voluntário conta como critério de desempate em concursos públicos ou em processos internos de promoção na administração púbica.

Programa AVA

Segundo a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Cobio, que coordena o AVA, o programa está em fase de reestruturação, em especial a normativa que rege o mesmo. Vale ressaltar que a SEMA conta com o trabalho de 6 agentes voluntários, todos em unidades de conservação, Eles receberão certificados de participação do primeiro Ava.

Também participaram do 1º Encontro AVA, a técnica, Juarinda Barreira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, presente ao evento, confeccionou a mascote AVA (foto). Juarinda buscou inspiração na trabalhadora formiga e confeccionou a partir de madeira reaproveitada e outros materiais. “Sempre respeitando o meio ambiente”, disse a técnica..