APA da Bica do Ipu recebe pesquisa sobre geodiversidade na unidade de conservação
26 de abril de 2018 - 10:05
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu recebeu a Professora Dra. Vanda Claudino Sales e a sua orientanda, a geógrafa, Lusimara Lopes, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A visita da acadêmica, referência nos estudos de Geomorfologia do Estado do Ceará juntamente com a estudante, ocorreu dia 19 e 20 de abril, com o objetivo de realizar trabalho de campo. Lusimara desenvolve pesquisa de mestrado sobre a Geoconservação e a Geodiversidade na APA em referência.
Elas percorreram trechos do riacho Ipuçaba, “ da nascente principal até o formar da Bica do Ipu”, disse a gestora da unidade de conservação (UC) Helaine Matos, que acompanhou as pesquisadoras. “Durante o trajeto, aspectos da geomorfologia ipuense foram analisados, além das potencialidades e fragilidades socioambientais existentes”, explica a gestora, que considera “fundamental o desenvolvimento de estudos científicos na área”.
Segunda ela, a aproximação da universidade com a SEMA pode contribuir, “ em muito”, para uma melhor gestão das áreas protegidas no Estado. “Os resultados apontados nas pesquisas que estão ocorrendo na APA da Bica do Ipu, certamente, trarão subsídios para planejar ações estratégicas na UC”, encerra. O trabalho de campo, também, contou com a participação do Agente Voluntário Ambiental (AVA), Charles Moreira, que de acordo com a responsável pela UC, “contribui de forma significativa” para as ações desenvolvidas na APA.