Atividades da cooperação técnica entre SEMA e INCAF continuam em abril
24 de abril de 2018 - 11:11
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Paracuru e APA do Estuário do Rio Curu, juntamente com o Instituto de Integração e Capacitação da Família (Incaf), realizaram mais uma atividade referente ao Termo de Cooperação Técnica (TCT) que entre si celebraram.
No último dia 17 de abril a gestora da unidade de conservação (UC), Vânisse Borges e os observadores de aves, Rômulo Guerra e Célia Guerra, proferiram palestra sobre a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu, com foco nas aves da mesma UC. O público foi a turma do esporte (alunos de 8 a 14 anos) do “Projeto Educação: essa é nossa praia”.
Rômulo e Célia falaram das espécies nativas e migratórias que habitam o Estuário do Rio Curu. Os dois observadores possuem um valioso acervo fotográfico das aves nesta região. Já, a gestora da APA discorreu sobre as características ambientais e as potencialidades da mesma, com foco na importância das aves para o equilíbrio ecológico.
Segundo Vanisse, a próxima atividade do cronograma do TCT será levar a mesma turma de alunos para vivenciar na prática o que foi apresentado nas palestras. “Ou seja, as crianças irão observar e fotografar as aves”, explica.
A gestora também falou sobre o objetivo do Termo, que é “estabelecer um sistema de cooperação interinstitucional, através de ações recíprocas de interesse de ambas as partes”. O projeto “Educação: essa é a nossa praia”, é desenvolvido pelo Incaf, com patrocínio da Petrobras e apoio da SEMA. “O projeto beneficia alunos das comunidades inseridas e do entorno das APAs das Dunas de Paracuru e Estuário do Rio Curu”, encerra.