Parque Estadual Sítio Fundão realiza II Expedição Científica

20 de abril de 2018 - 13:54

Imagem/Crédito: Divulgação.

O objetivo é identificar as áreas de ocorrência do caranguejo Kingsleya attenboroughi na unidade de conservação (UC) inserida na Região do Cariri

O Parque Estadual Sítio Fundão realiza nesta quinta-feira (19), a II Expedição Científica. Coordenada pela mestranda em Bioprospecção Molecular na linha de pesquisa em Biodiversidade, Lucineide dos Santos Lima, a atividade acontece no horário de 19h às 22h, no Pares Sítio Fundão.

A ação, resultado da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Universidade Regional do Cariri, tem como objetivo identificar as áreas de ocorrência do caranguejo Kingsleya attenboroughi na unidade de conservação (UC) inserida na Região do Cariri. Com relação à expedição, é recomendado que os participantes estejam devidamente equipados, portando lanterna e com vestimenta adequada, como bota, calça, perneira, etc.

Sobre o caranguejo.

A espécie de caranguejo, de nome científico kingsleya attenboroughi, foi descoberta no território do Geopark Araripe, no Ceará. Ela foi achada pelos pesquisadores Alysson Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e Willian Santana, da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru (SP).

Trata-se de uma espécie de caranguejo de água doce. Segundo os pesquisadores, ele já foi descoberto em condição de ameaça de extinção. O caranguejo existe em pouquíssimos lugares, com um número reduzido de espécimes e recebeu esse nome em homenagem ao grande naturalista inglês Sir. David Attenborough, que completa 90 anos em 2016, considerado o padrinho do Soldadinho – do- Araripe.