FAEC é a ganhadora da edição 2018 do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

20 de abril de 2018 - 14:01 #

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) será agraciada com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa este ano. A solenidade de entrega está prevista para acontecer dia 3 de maio, às 14h, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, a escolha se deu pelo trabalho que a Faec vem desenvolvendo por meio do Projeto Biomas. “Há mais de 10 anos, a instituição desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento da Caatinga”, lembrou. “Destaco também o trabalho de educação ambiental do Agrinho, um programa com reconhecido alcance social, voltado para a educação de crianças e jovens que vivem nas zonas rurais”, complementou.

A instituição foi indicada pela doutora Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral e aprovada por unanimidade pelos demais membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) durante reunião acontecida dia 10 de abril, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa foi instituído pelo CRBC, por meio do Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005. O objetivo é homenagear uma pessoa física ou uma pessoa jurídica que atua na preservação e conservação da Caatinga e que no desempenho de suas ações tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma, sendo alternadamente uma pessoa física e no seguinte, uma instituição. “Este ano o agraciado é pessoa jurídica”, explica Viviane Monte, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, da SEMA.

Sobre a Faec

A Faec é uma entidade sindical de grau superior, sem fins lucrativos, constituída para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da pesca, da silvicultura e da agroindústria, no que se refere às atividades primárias desta ou de qualquer outro ramo, independente da área, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do Pais. Fonte: www.faec.org.br.

Sobre Joaquim Feitosa

O agrônomo, Joaquim de Castro Feitosa, conhecido como Dr. Feitosinha, nasceu no município de Tauá, dia 30 de novembro de 1915 e faleceu em 5 de dezembro de 2003. Diplomado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele sempre demonstrou preocupação com a conservação da Caatinga. Ele costumava promover reuniões com agricultores sobre agroecologia, sendo o responsável pela introdução da raça caprina Boer na Região dos Inhamuns.