SEMA e SPU/CE realizam I Oficina do Projeto Orla em Jijoca de Jericoacoara

9 de abril de 2018 - 15:12

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), realiza, a I Oficina do Projeto Orla, em Jijoca de Jericoacoara. O objetivo da atividade, prevista para acontecer até o dia 6 de abril, é capacitar os técnicos da prefeitura e os representantes da sociedade civil do município, para a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima – PGI do município costeiro.

O Projeto Orla é uma ação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP). Anteriormente, essa ação era desenvolvida em conjunto com o MMA, busca compatibilizar as políticas, ambiental, urbana e do patrimônio da União, na gestão integrada da orla.

A capacitação em Jijoca de Jericoacoara foi solicitada pelo secretário, Ricardo Gusso, do Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município. Os técnicos representantes da SEMA, Johanna Braide e Airton Mota, em conjunto com a SPU/MP, representada pelo técnico Daniel Porto, estão passando a metodologia do projeto aos presidentes de associações, prefeitura, pescadores, representantes da rede hoteleira, vereadores, dentre outros representantes do município.

A SEMA, juntamente com a SPU/MP, coordena o projeto no Estado do Ceará. A Secretaria Estadual de Turismo – Setur, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a Cobio, também participarão dos trabalhos, contribuindo com o planejamento costeiro do importante destino turístico do litoral cearense.

Mapeamento

Segundo, Airton Mota, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, os trabalhos de mapeamento e caracterização ambiental das unidades de paisagem da orla, foram iniciados. “Nos próximos dias continuaremos identificando os problemas e as potencialidades em campo, levando a construção dos documentos para um diálogo sobre os cenários, atual, tendencial e desejado para o litoral de Jericoacoara”, disse.

Por ocasião da I Oficina do Projeto Orla de Jijoca de Jericoacoara, serão construídos o mapeamento e os diagnósticos ambientais e patrimoniais daquela orla marítima, com a apresentação dos projetos previstos e as sugestões de demandas da sociedade.

A efetividade do Projeto Orla é alicerçada, principalmente, na capacidade de articulação dos diferentes atores e instituições envolvidas e na formação de instrutores. Nesse sentido, ressalta-se a importância da formação e capacitação de instrutores para ministrar as oficinas, cuja desenho institucional está orientado para o compartilhamento de ações de planejamento e gestão na esfera do município, articulado com a esfera estadual e as SPUs nos Estados.