Arte e Cultura no Parque Estadual Sítio Fundão

9 de abril de 2018 - 15:03

No Parque Estadual Sítio Fundão, além do verde, também tem espaço para a arte e a cultura. Na manhã do último dia 23 de março, realizou a ação “Arte e Cultura no Fundão”, no próprio espaço da unidade de conservação (UC). Participaram do evento alunos das escolas Governador Adauto Bezerra e Pedro Felício Cavalcante, além de visitantes das comunidades locais.

A atividade começou com um cortejo da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto que se estendeu até o centro de visitantes Jeferson da Franca Alencar, onde os alunos visitaram a casa de taipa de andar. Houve ainda um recital de cordel alusivo ao Sítio Fundão e a importância da preservação do local e apresentação de coral coordenado por João do Crato , que apresentou cantigas regionais típicas e também cantou em homenagem a Jeferson da Franca Alencar.

João do Crato fez ainda uma reflexão sobre a relevância da preservação do Pares Sítio Fundão, destacando o papel da juventude na conservação do meio ambiente e da necessidade de valorizar nossas raízes. Ele também instigou os estudantes a não permanecerem focados só na teoria, mas por em prática as ações de consciência ambiental.

O evento foi uma realização da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e as secretarias de Cultura e Educação do Crato. Fez parte da programação – IV ação – que comemora 10 anos de criação do Parque Estadual Sítio Fundão, também chamado de Pares Sítio Fundão.

Sobre o Parque

O Parque Estadual do Sítio Fundão está localizado na cidade do Crato, a 567 Km de Fortaleza. Possui beleza exuberante, apresentando flora nativa, representantes dos biomas Caatinga e Cerrado, com corpos d’água de grande valor para a população local e uma fauna silvestre variada, em condições ideais de vida tranquila.

A unidade de conservação (UC) é parte integrante do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe, primeiro geoparque das américas e do hemisfério sul, reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN), atende finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e da história.