Parque Estadual Sítio Fundão comemora Dia Latinoamericano e Caribenho de Geoturismo.

4 de abril de 2018 - 11:34 #

Além de envolver a comunidade do entorno, incentivando o turismo ecológico, a conscientização e a educação ambiental, a ação lembrou os 10 anos de criação do Parque Estadual

Parque Estadual Sítio Fundão e o Geopark Araripe comemoram o Dia Latinoamericano e Caribenho de Geoturismo. Esta é a quinta ação, entre as 10 grandes, para comemorar os 10 anos de criação da unidade de conservação (UC). Aconteceu no último 31 de março, dia em que todos os geoparques da Rede Latino-americana e Caribenha de Geoparques (GEOLAC) desenvolvem ações em um geossítio do seu respectivo território, com vistas a promover o envolvimento da comunidade.

O objetivo do evento, além de envolver moradores e comunidades do entorno, buscou incentivar o turismo ecológico e a visitação ao Parque Estadual Sítio Fundão, além de reforçar a conscientização sobre conservação da natureza, preservação ecológica e a importância da educação ambiental.

Os participantes, reunidos às 6h30 da manhã, na sede do GeoPark Araripe Mundial da Unesco, seguiram para UC, onde foram realizadas trilhas para observação da fauna, flora e geologia do Parque, além de visitas ao rio Batateiras e ao Centro de Visitantes Jeferson da Franca Alencar. A ação contou ainda com uma palestra sobre a biodiversidade, a história e aspectos geológicos do Geopark Araripe. Foi servido um lanche natural para os participantes das atividades.

Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Estado em 5 de junho de 2008 e é administrado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio). Dista 567 Km de Fortaleza, compreende uma área de 93,52 hectares, dentro do município de Crato.

Atende finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e históricos. Possui beleza exuberante, apresentando flora nativa representantes dos biomas Caatinga, Cerrado e remanescentes da Mata Atlântica. Faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe.

Geopark Araripe

O Geopark Araripe situa-se no sul do Estado do Ceará, em um território inserido em região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, apresentando excepcional estado de preservação e revelando uma enorme diversidade paleobiológica. Envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. (Fonte: geoparkararipe.org.br).