Hoje tem Feira de Produtos Orgânicos na SEMA
7 de fevereiro de 2018 - 10:21
Prefere orgânicos? Então saiba que acontece mais uma feira de produtos orgânicos na Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Aberta ao público em geral, ela acontece hoje, às 15 horas, na sede da SEMA, na Avenida Pontes Vieira, 2.666, no Dionísio Torres. Estaremos esperando a sua visita para apreciar e depois levar para casa, frutas, legumes, hortaliças e diversos outros produtos de mercearia – bolos, mel, biscoitos e etc. – e sucos, boas opções para deixar sua alimentação ainda mais saudável.
Produtos orgânicos costumam ser mais caros que os tradicionais, tanto por causa do maior custo de produção, quanto pelo marketing (explora uma imagem de apelo ecológico ou “produto verde”). No entanto, na feira da SEMA, que acontece em parceria com o Portal do Orgânico (www.portaldoorganico.com.br ) não é assim.
Segundo Juarinda Barreira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, os produtos comercializados “que vêm da Guaraciaba do Norte, na serra”, apresentam “preços atraentes”, com todas as facilidades para pagamentos.“Você pode pagar com dinheiro, cartão de crédito e vale alimentação. Só não vale deixar de conhecer nossas frutas, verduras e iguarias. Tudo 100% orgânico! “, disse.
Curiosidade: Orgânico versus Agroecológico
Por estarem ligados as questões do natural, do ecológico, muitos confundem os dois tipos de produção de alimentos. Mas na realidade, existe uma diferença entre alimento orgânico e alimento agroecológico.
A proposta agroecológica para sistemas de produção agropecuária em contraposição ao agronegócio baseia-se na pequena propriedade, na mão de obra familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais e em redes regionais de produção e distribuição de alimentos. Por isso, a agroecologia pode ser vista como uma “resistência da agricultura familiar, à monocultura”.
Já o orgânico, pode ser agroecológico ou não! É um tipo de produto que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados. Pode-se resumir como um desprezo por tudo que tenha origem na indústria química. O orgânico não se limita à produção agrícola, estendendo-se até à pecuária (quando o gado é criado sem remédios ou hormônios) e também ao processamento de todos os seus produtos: alimentos orgânicos industrializados podem ser produzidos sem químicos artificiais, a exemplo dos corantes e aromatizantes artificiais.
SERVIÇO
Feira de Produtos Orgânicos da SEMA
Quando: Hoje, quarta-feira (tarde), 15h00 às 17h00
Produtos: Frutas, Legumes e Verduras; Ovos; Panificados; Outros
Onde: Avenida Pontes Vieira, 2.666, no Dionísio Torres
Saiba mais: Aberta ao público , acontece uma vez por mês.