Sema Promove Seminário dos Conselheiros de Unidades de Conservação do Bioma Caatinga

8 de maio de 2017 - 10:22

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade – COBIO, representada pelas Gestoras de UC Leyla Barros e Rose Feitosa, em parceria com as Prefeituras de Quixadá e Pedra Branca, IFCE-Quixadá, UECE e ICMBIO, reuniu quinta-feira, 27/04, no Município de Pedra Branca, representantes membros dos Conselhos Gestores das U’Cs Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá e da Área de Relevante Interesse Ecológico – Arie das Águas Emendadas dos Inhamuns, para integração, troca de experiências e programa de qualificação.

A programação incluiu: Apresentação das U’Cs Monólitos de Quixadá e Arie dos Inhamuns, por Leyla Barros e Rose Feitosa, respectivas gestoras dessas UC; palestras; rodada de perguntas e atividade em grupo, voltada para as competências e atuação dos conselheiros nas u’cs, junto às ações de gestão. Abordando temas relevantes, “Participação social contextualizada na política ambiental” – ministrado pelo Prof. Reinaldo Fontes do IFCE – Quixadá; e Papel do conselheiro de unidade de conservação – ministrado por Flávia Domingos, do ICMBIO.

Na oportunidade, houve exposição de dança, arte e cultura, com alunos da EME Nemésio Bezerra de Quixadá; Poesia de Cordel da Arie dos Inhamuns e apresentação da Banda de Música da Prefeitura de Pedra Branca, que fez a abertura do evento. Entre os presentes estavam: Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Urbanismo e Meio Ambiente de Quixadá; Superintendência do Meio Ambiente de Tauá – Supermata; Secretaria do Meio Ambiente de Pedra Branca; Formandos e estagiários da Engenharia Ambiental do IFCE – Quixadá; Professores do IFCE – Tauá; e representantes das associações e comunidades, membros dos Conselhos Gestores do MNM Monólitos de Quixadá e da Arie das Águas Emendadas.