SEMA apóia Curso de Policiamento Ambiental
27 de abril de 2016 - 16:13
A Secretaria do Meio Ambiente-SEMA- apóia a realização do Curso de Policiamento Ambiental (CPA), da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) que foi iniciado na segunda-feira,25/04 e prossegue até 09 de maio. Ao todo, são capacitados 34 profissionais, incluindo policiais militares, dois servidores da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), os técnicos Lucas Silva e Guilherme Barroso e guardas municipais de Fortaleza e Aquiraz. Inclusive o Articulador da SEMA, Leonardo Borralho, está como instrutor ministrando a disciplina de Legislação Ambiental.
O treinamento capacitará os profissionais que poderão compor o efetivo do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), unidade da PMCE responsável pelo atendimento de ocorrências como tráfico de animais, resgate de animais silvestres, poluição sonora e outras ocorrências policiais em que há o cometimento de crimes ambientais.
A capacitação ocorre na sede do BPMA e contemplará aulas teóricas e práticas de direitos humanos, ética, cidadania legislação ambiental, fauna, flora, contenção de animais, orientação geográfica, saúde pública dos animais, operacionalidade do Batalhão de Polícia Ambiental, poluição sonora e órgãos parceiros.
Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel PM Ricardo Jorge Pinheiro Mota, uma das características do BPMA é atuar em parceria com os órgãos ambientais, como a Secretarias de Meio Ambiente (SEMA e SEUMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), portanto é fundamental que o agente de segurança possua conhecimento adequado das legislações e outros assuntos pertinentes a temática ambiental.