O que é o PNC

15 de janeiro de 2013 - 17:22

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, tem como principal objetivo criar instâncias municipais para gestão do Meio Ambiente onde ainda não existam e para fortalecer as já existentes, articulando-as com os demais níveis e esferas do governo.

O PNC é fruto da I Conferência Nacional de Meio Ambiente (2003) que teve o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) como um eixo de discussão. A estruturação dos municípios para que assumam suas funções nesse sistema foi apontada como prioridade a ser alcançada através da capacitação e qualificação de grupos, pessoas e instituições locais.

Desde o início identificou-se que as maiores necessidades de capacitação estão nos municípios.

No processo de descentralização do SISNAMA serão repassadas a eles diversas atribuições e a responsabilidade pela elaboração de políticas locais de desenvolvimento sustentável em diálogo permanente com as políticas estaduais e federal.

Quatro eixos temáticos norteiam as instituições parceiras e o público-alvo quanto aos assuntos que serão abordados nas capacitações do PNC:

• A estrutura e o funcionamento do SISNAMA, com ênfase na organização e no fortalecimento dos sistemas municipais de meio ambiente;
  • Os instrumentos de gestão e o compartilhamento de competências;
  • Participação e mobilização social – o controle social através das instâncias do Sistema;
  • O financiamento do Sistema – a sustentabilidade do sistema municipal, os fundos socioambientais disponíveis e a legislação pertinente.
O Programa foi planejado respeitando a autonomia dos estados na elaboração de suas estratégias e metodologias de capacitação. Da mesma forma, será importante que, em cada Estado, os municípios adaptem a proposta de formação à sua realidade. (Referência: Caderno de Formação Nº 1)