2ª Semana – 17 à 21 de Março

15 de janeiro de 2013 - 19:17

PERÍODO DAS ATIVIDADES

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

2ª SEMANA – 17 a 21 de Março

  1. Diagnóstico Socioambiental – construir o diagnóstico socioambiental do Município detalhado e compartilhado com um grupo de 5 a 10 pessoas, entre sociedade, município, universidades, colégios e atores sociais expressivos dos municípios. Mandar por e-mail e apresentar no 2º Encontro.
    Relatórios da viagem de campo – como conversamos em sala de aula, o mais correto é fazer o relatório logo em seguida da viagem. Acredito que todos fizeram suas anotações e aproveitaram as explicações ao longo do trajeto, como também no dia seguinte quando foram resgatadas as experiências de campo para a compreensão de alguns conceitos geoambientais.  De posse desse material, das fotos e do roteiro da viagem, disponíveis no site, sistematize um relatório descrevendo o percurso com suas paradas e as observações dentro do ônibus, contendo os seguintes passos: introdução, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia e desenvolvimento. Você poderá utilizar as fotos disponibilizadas no site ou mesmo, se houver fotos suas.  No final, você pode organizar uma discussão sobre a viagem: relevância, aspectos positivos, negativos e pode também citar a bibliografia utilizada no curso para fazer o texto.  

    Estudo do texto: Uma Porto Alegre no chão – O seguinte texto extraído da Revista Carta Capital traduz o desmatamento ad Amazônia, fazendo referência e muitos aspectos vistos em sala de aula, ou mesmo que serão abordados e aprofundados no segundo momento presencial do PNC. Leia o texto do Nalini sobre Legislação Ambiental, a apresentação utilizada pela Professora Geovana Cartaxo sob o título Direito ao Meio Ambiente e a própria Constituição Federal,  além de outras fontes complementares. Após a leitura do texto, responda as seguintes questões:

    Texto Revista

    Estudo Dirigido 2