Estratégia de Ação – PNC1

21 de dezembro de 2012 - 14:39

  • Estratégia Nacional

A execução do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA será compartilhada por 3 grupos de diferentes abrangências e atuando em diferentes esferas. Os grupos possuem papéis diferentes, conforme apresentado abaixo:

G1 – Coordenador geral do processo, tem a incumbência de montar os termos de referência e os conteúdos básicos. Também são tarefas para esse grupo formular os principais critérios de processo e resultados, articular a relação com Estados e municípios através das comissões tripartites, organizar o plano de comunicação e o material básico para a divulgação, além de planejar o cronograma geral do financiamento, cobrar a prestação de contas e a retroalimentação das informações, sistematizando o seu conjunto e promovendo a continuidade do programa.

G2 – É o coordenador do programa em nível estadual. Seu papel é articular os agentes locais, organizar conteúdos com o recorte regional e definir estratégias e metodologias adequadas às características políticas, administrativas e geográficas do Estado, assim como buscar parcerias e patrocínios de caráter local. Será o responsável pela distribuição dos recursos no âmbito estadual e pela retroalimentação a partir da prestação de contas dos municípios.

O G2 é composto pela Comissão Tripartite Estadual (que o coordena), representantes das universidades e outras entidades de pesquisa e educação e representantes dos movimentos sociais e ambientais.

O G3 – É composto pelo público – alvo do programa, o qual deverá ser incentivado a tomar parte ativa no processo de caracterização de demanda e de qualificação continuada, no seu papel altamente multiplicador e motivador para se atingir o fortalezacimento do sistema. O desenvolvimento dos conteúdos locais, a escolha das nuances diferenciadas na metodologia e a sustentabilidade da estratégia serão responsabilidades deste grupo.

 

  • Estratégia Estadual

O curso de capacitação foi construído dentro da perspectiva pedagógica direcionada pelo Ministério do Meio Ambiente e será implementado da seguinte maneira:

  1. 240 participantes de 120 municípios cearenses (correspondendo 65% dos municípios) serão divididos em 02 grupos de 120 cada, (Turma A e Turma B) sendo que cada grupo será subdivido em 04 turmas com aproximadamente 30 participantes em cada.
  2. O curso será ministrado em Fortaleza em Centro de Treinamento – (Centro Espiritual Uirapuru – CEU), sendo organizado em 03 módulos seqüenciais, presenciais e estudos orientados à distância, com acompanhamento de um orientador, utilizando recursos tecnológicos on-line, totalizando uma carga horária de 120h/a.
  3. Os Encontros Presenciais têm objetivo de permitir ampla e profunda discussão dos conteúdos temáticos apresentados, esclarecendo dúvidas quanto à compreensão dos Cadernos de Formação e dos temas e práticas a eles correlatos.
  4. Os Orientadores tem o papel fundamental de acompanhar o participante de forma personalizada, respondendo continuamente às expectativas, dúvidas e outras questões de interesse do aluno. Ao longo do processo, a mediação dos orientadores/facilitadores visa a um melhor aproveitamento do Curso.