Semana do Meio Ambiente 2019

 

MÊS DO MEIO AMBIENTE 2019 – Junho Verde

Por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) apresenta o balanço das atividades realizadas durante o Mês do Meio Ambiente 2019. Correspondente ao período de 2 a 30, o Junho Verde estendeu as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, data recomendada pela Organização das Nações Unidas, por todo o mês. No total, a programação elaborada e coordenada pela Coeas, envolveu 131 municípios e mais instituições públicas, privadas, escolas e universidades e contou com o apoio e participação de 24 unidades de conservação (UCs) estaduais.

Educação ambiental, cultura, esporte e lazer, marcaram as atividades do Junho Verde. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o consumo consciente, a separação dos resíduos e a importância social da reciclagem, além de incentivar os municípios na implantação de um programa de Coleta Seletiva, o tema escolhido para celebrar o Meio Ambiente em 2019 foi Coleta Seletiva. Para o coordenador da Coeas, Ulisses, Rolim, “nesse contexto, a educação ambiental é ferramenta fundamental na promoção da reflexão e engajamento de todos”.

A 2a Corrida do Cocó (www.corridadoparquedococo.com ) e a solenidade de entrega da Comenda Amigo do Cocó abriram oficialmente o Mês do Meio Ambiente. No dia 9 de junho, numa linda manhã de domingo, às 6h30 da manhã, no entorno do Parque Estadual do Cocó foi dada a largada da competição anual que aposta no esporte e na conservação da natureza e que com os percursos aproximados de 2Km e 5Km, busca “promover o bem-estar físico e a convivência com a mais relevante área verde de Fortaleza”. A corrida também celebrou o segundo aniversário da criação e regulamentação do Parque Estadual do Cocó. Como aconteceu na edição de 2018, o evento também tem cunho social. Latas de leite em pó de 400gr foram arrecadadas e entregues ao Lar Amigos de Jesus.

Terminadas as atividades de entrega das medalhas aos ganhadores da 2a Corrida do Cocó, o palco virou o cenário da solenidade de entrega da placa “Amigo do Cocó”. Na ocasião, personalidades são homenageadas pela SEMA, por contribuir de forma relevante para a preservação e conservação da Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Cocó. Neste ano, foram homenageados: Antônio Naspolini, Maurício Cavalcante Filizola, Neurisangelo Cavalcante Freitas, Yuri Castro de Oliveira, Flávio Viriato Saboya, Paulo Henrique Helery e Demitri Túlio.

No período de 24 a 28 de junho, de acordo com o programado, aconteceu um grande concentração de atividades de educação ambiental com foco nos municípios cearenses, foi a Semana do Meio Ambiente (SMA) 2019. Dentro do tema “Coleta Seletiva – Separe seu lixo e dê a cada resíduo o destino certo”, a programação da SMA 2019, dentro do Junho Verde, foi diversa e envolveu 131 cidades do interior e as UCs estaduais em com uma série de seminários, palestras, sessões de cinema ambiental, mutirões de limpeza, oficinas, concursos, distribuição, plantios de mudas e apresentações musicais, entre tantas outras.

O encerramento do Mês do Meio Ambiente 2019 ocorreu no dia 30 de junho, um domingo, com o lançamento do Projeto Viva o Parque, na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho, no cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, e na ARIE Sítio Curió, na Rua Professor José Arthur de Carvalho, na Lagoa Redonda.. Todos os domingos, das 8 às 12 horas, uma série de atividades gratuitas, de recreação, esportes, danças, brincadeiras lúdicas e educação ambiental, estão sendo promovidas nas duas áreas, desde o Junho Verde. O projeto é uma realização do Governo do Estado, desenvolvido por meio da SEMA, e oferece à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza participando de ações realizadas em áreas verdes públicas.

Objetivos da SMA

Para Ulisses Rolim, coordenador da Coeas, e que esteve à frente da organização do evento como um todo, a proposta da SMA 2019 foi sensibilizar a população sobre a prática da coleta seletiva. “E nesse contexto, a educação ambiental tem sido ferramenta fundamental na promoção da reflexão e do engajamento de todos”, frisou sempre. A Semana teve como objetivo principal, divulgar a importância da coleta seletiva para a preservação e recuperação do meio ambiente, para o desenvolvimento da economia regional e geração de trabalho e renda.

Também foram objetivos da SMA 29019: sensibilizar a população sobre a importância da coleta seletiva para economia local e regional, em especial a geração de trabalho e renda; promover o conhecimento e incentivar boas práticas quanto aos resíduos sólidos; estimular a preservação e recuperação do meio ambiente com o descarte correto dos resíduos sólidos; estimular a inclusão socioeconômica e produtiva os catadores de materiais recicláveis; estimular a implantação de sistemas de coletas seletivas múltiplas nos municípios cearenses; sensibilizar a população rural e urbana sobre a importância da separação em secos, úmidos e rejeitos; divulgar os produtos que devem entrar na logística reversa; orientar quanto ao aproveitamento incentivar a população rural e urbana a reduzir o consumo exagerado e insustentável; aprofundar estudos, realizar debates, promover seminários e cursos de educação ambiental em associações, escolas públicas e privadas, e demais organizações da sociedade civil sobre a temática abordada.

Saiba mais: Coleta Seletiva

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. De acordo com a PNRS, a implantação desta sistemática é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Clique aqui (https://www.sema.ce.gov.br/residuos-solidos/) e saiba mais sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará (Lei nº 16.032/2016), sobre o Programa Coleta Seletivas Múltiplas e sobre o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos(CGIRS) que estão sendo desenvolvido pela SEMA.

 

 

Programação UCs SMA 2019

 

Programação Municípios SMA 2019