Semana do Meio Ambiente 2017

Considerando a educação ambiental como instrumento fundamental para a sustentabilidade, o tema central da Semana do Meio Ambiente 2017 foi “EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DA NOSSA NATUREZA”, que foi realizada no período de 04 a 11 de junho.

 

No Ceará, a Semana do Meio Ambiente de 2017 contou com inúmeros eventos em Fortaleza e nos diversos municípios do estado, principalmente nas Unidades de Conservação, escolas públicas e privadas, instituições de ensino superior, ONGs, entidades sindicais e órgãos da administração pública estadual e municipais.

 

Nesse sentido, os prefeitos e prefeitas, gestores municipais e a sociedade em geral foram convidados a participar das comemorações alusivas à SEMANA DO MEIO AMBIENTE, que se realizou no período de 04 a 11 de junho de 2017.

 

Importante ressaltar que a parceria com os municípios visou estabelecer elos de fundamental importância para concretização de eventos que primam pela inclusão e sensibilização social para as questões ambientais. Salientamos que a finalidade da Semana do Meio Ambiente 2017 foi difundir a importância da Educação Ambiental para o despertar de uma nova consciência, na qual os Seres Humanos, homens e mulheres, se sentem parte da natureza e a conserva para o bem de todos os seres vivos. Os municípios focaram nas temáticas ambientais (água, coleta seletiva, arborização, mobilidade, agroecologia, etc.), uma vez que a educação ambiental é transversal e interdisciplinar.

 

87 municípios cearenses e 19 Unidades de Conservação Estaduais, além de diversas instituições, participaram da Semana do Meio Ambiente 2017. Dentre as atividades, foram realizadas palestras, rodas de conversa, aulas de campo, oficinas, reflorestamento de mata ciliar, passeios ciclísticos e de barco, blitz ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de árvores, dentre outras.

 

TEMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DA NOSSA NATUREZA

A Educação Ambiental é um dos princípios elencados na Política Nacional de Meio Ambiente, Lei 6.938/81, artigo 2º. “É instrumento fundamental para uma análise crítica da realidade e participação ativa na preservação ambiental para transformação social”.

 

“Educação Ambiental é um processo contínuo de formação visando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre relações históricas, entre a sociedade e a natureza, capaz de promover a transformação de hábitos, atitudes e valores necessários à sustentabilidade ambiental.” (Lei Estadual nº 14.982/11 – Política Estadual de Educação Ambiental)

 

Entender a atual crise civilizatória, compreendendo que todos somos responsáveis por tudo que está acontecendo no planeta, é a base para o alvorecer de uma nova era. Um novo tempo no qual o ser humano não está no centro dos interesses. Uma transição do antropocentrismo para o ecocentrismo, no qual as atividades humanas estejam centradas na vida, com o intuito que se preserve o meio ambiente para a presente e futuras gerações de seres vivos. Isso é sustentabilidade.

 

Segundo Leonardo Boff, “A sustentabilidade (…) não acontece mecanicamente. Resulta de um processo de educação pela qual o ser humano redefine o feixe de relações que entretém com o Universo, com a Terra, com a natureza, com a sociedade e consigo mesmo dentro dos critérios de equilíbrio ecológico, de respeito e amor à Terra e à comunidade de vida, de solidariedade para com as gerações futuras e da construção de uma democracia socioecológica sem fim.1”

 

Para Paulo Freire, “a educação não muda o mundo, mas muda as pessoas que vão mudar o mundo”. A educação para o cuidado com a vida se mostra como o grande desafio para a mudança de paradigma.

 

Com base nesta frase do educador Paulo Freire, observa-se a importância que a educação exerce sobre os caminhos que a humanidade trilha no planeta. Se a atual crise foi resultado de nossas escolhas, agora temos a oportunidade de fazer diferente para mudar o mundo. A Educação Ambiental se insere nesse contexto como uma importante ferramenta para uma reflexão sobre a nossa relação com o Meio Ambiente.

 

Desde sempre utilizamos os recursos naturais para nossa sobrevivência. Porém, nas últimas décadas, a escala de produção e consumo disparou, como se o planeta possuísse recursos infinitos. Mas nós já sabemos que não são infinitos. Então por que ainda não mudamos? É porque vivemos uma crise de percepção da relação ser humano – natureza. Para muitos, o ser humano é uma coisa separada da natureza. Essa é uma visão perigosa, pois nos afasta de nossa essência, o que gera um sentimento de controle e domínio sobre ela. É o que acontece todos os dias através de uma exploração nunca vista antes no planeta. Esta é a chamada visão cartesiana, linear ou fragmentada.

 

Já ouviu falar da cadeia alimentar? Pois ela representa exatamente essa visão: o ser humano está no topo. É essa percepção que tem trazido tanto problema para o planeta. Porque nós não somos os donos da natureza. NÓS SOMOS NATUREZA. E o que afeta a natureza nos afeta também. Os estudos e pesquisas mais recentes nas diversas áreas do conhecimento, como a ecologia, a física quântica, a filosofia e a psicologia nos trazem uma nova maneira de ver o mundo: tudo o que existe no planeta está interligado e é interdependente, como uma gigantesca e complexa teia. Ora, se tudo está interligado, então cada ação gera uma reação em rede, afetando tudo e todos, inclusive a si mesmo. Daí a necessidade de se viver em harmonia com o planeta.

 

Esse pensamento moderno é chamado de visão sistêmica. O ser humano não é mais visto como o dono da natureza. Ele é a natureza, pois tudo é uma coisa só, interligada. Ele faz parte de um grande sistema, a Teia da Vida. Essa mudança de percepção talvez seja o maior desafio da Educação Ambiental. Nosso papel enquanto multiplicadores é fazer as pessoas despertarem e refletirem sobre a sua visão de mundo e suas atitudes, sensibilizando-as e motivando-as à uma mudança voltada para o cuidado com a vida no planeta.

 

É através da Educação Ambiental que o indivíduo se percebe como ser ativo nesse processo. Abre os caminhos da percepção de que cada atitude individual influencia para o bem ou para o mal de todos os seres. E mais que uma educação ambiental crítica, é necessária uma educação ambiental inclusiva, instigadora e positiva, que motive os indivíduos a se apropriarem de seu patrimônio (natural, artificial, cultural, histórico, etc.) e defendê-lo para a presente e futuras gerações.

 

A Semana do Meio Ambiente de 2017 teve como objetivos: Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania; promover o desenvolvimento de uma consciência crítica permanente; difundir a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; difundir as noções de ecologia e a interdependência entre todos os seres vivos; promover o interesse coletivo sobre o individual; promover a cooperação à competição e promover a construção de novas capacidades nos indivíduos para compreender e intervir na transformação do mundo.

 

Saiba mais:
A Semana do Meio Ambiente instituída oficialmente pelo Decreto Federal Nº 86.028 de 27 de maio de 1981 e tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Este evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho.
No Estado do Ceará, a SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, como órgão responsável pela Política Ambiental do Estado, coordena esta campanha através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS), e as atividades são executadas em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, associações e instituições públicas e privadas.

 

Confira aqui a programação SMA 2017 da SEMA e das Unidades de Conservação Estaduais.

Programacao UCS SEMA

Programacao Municipios SMA 2017

 

Assista ao vídeo da Semana do Meio Ambiente: Educação Ambiental é da nossa natureza.