Semana do Meio Ambiente 2016

A SEMANA DO MEIO AMBIENTE instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028 de 27 de maio de 1981 e tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”.

 

No Estado do Ceará, a Semana do Meio Ambiente 2016 foi realizada no período de 05 a 12 de junho, e foi coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, em parceria com os municípios cearenses, ONG’s e instituições públicas e privadas, que realizaram diversas atividades de educação ambiental, como palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos, blitze ecológicas, distribuição de material educativo, campanhas nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras.

 

Considerando que o principal recurso natural ameaçado é a água, e ainda, que a SEMA estava coordenando diversos projetos de florestamento e reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente, dentre elas as nascentes, o tema central da SMA 2016 foi “ÁGUAS E NASCENTES”.

 

Difundir a importância das nascentes para a formação dos rios, riachos e fornecimento de água para açudes que abastecem as cidades, foi o objetivo principal da Semana do Meio Ambiente 2016.

 

A SMA 2016 visou também fazer um link entre nascentes e produção de água; promover a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação das nascentes e da água; estimular a preservação e a recuperação das nascentes; promover o conhecimento e o plantio de árvores nativas nas áreas de nascentes; divulgar as espécies da fauna e flora que habitam as nascentes e matas ciliares; sensibilizar a população sobre a importância das nascentes para a vida; difundir a relação entre nascente e qualidade/quantidade da água; sensibilizar a sociedade a refletir sobre a conservação das nascentes; sensibilizar a população para o combate ao desperdício de água.

 

Segundo o Secretário Artur Bruno, “devido ao contexto em que o Estado do Ceará se encontrava de escassez de chuvas, o tema debatido tornou-se assunto fundamental para conscientização de que nossas águas sejam preservadas desde a sua origem e utilizadas de maneira racional”. Para isso, destacou Artur Bruno, a educação ambiental foi uma ferramenta fundamental para a reflexão sobre o assunto, águas e nascentes, e proporcionou o engajamento da população.

 

ÁGUAS E NASCENTES

Apesar do nosso planeta ser chamado Terra, a maior parte dele é coberta de água, em especial os oceanos, rios, lagos, açudes, geleiras e águas subterrâneas. Contudo, somente cerca de 1% dessas águas está disponível para o consumo humano. Se levarmos em consideração que o estado do Ceará encontra-se em uma das regiões mais secas do planeta, percebemos a grande importância de se preservar os recursos hídricos, em especial as nascentes, conhecidas também como fontes.

 

A água, bem essencial à vida, é o recurso natural mais ameaçado e pode acabar devido ao desperdício e às intensas agressões ao meio ambiente, como o desmatamento e a poluição. Quando essas degradações ocorrem nas nascentes, todo o curso d’água será comprometido, trazendo danos aos seres vivos, inclusive ao ser humano.

 

As nascentes são afloramentos naturais do lençol freático e dão início a um curso d’água (rios, riachos, córregos), que é barrado por grandes, médios e pequenos açudes. As nascentes ou fontes são áreas muito frágeis, que necessitam de proteção integral para garantir a manutenção de suas funções ecológicas e sociais. Essa proteção é realizada pela vegetação do seu entorno, as matas ciliares.

De acordo com o Código Florestal, Lei Federal nº 12.651/12, a área de preservação no entorno das nascentes deve ser de, no mínimo, um raio de 50 metros.

 

Os cuidados com as nascentes devem se iniciar com a sua preservação, pois são as origens dos rios que abastecem nossas casas. Elas são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis freáticos, que dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios, como o Rio Cocó, Jaguaribe, Potí, Ceará e Pacoti.

 

Para a conservação de nascentes e mananciais em propriedades rurais, podem ser adotadas algumas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas e uso de agrotóxicos, até o enriquecimento das matas nativas e o cercamento.

 

Além disso, outros cuidados também são importantes para a preservação delas. Por exemplo, evitar a construção de currais, chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas nas proximidades acima das nascentes, pois, com a chuva, os dejetos podem contaminá-las. Da mesma maneira, o desmatamento no entorno das nascentes e o acúmulo de lixo nas regiões próximas a elas também precisam de atenção.

 

No Ceará, existe uma espécie de ave que tem o seu habitat exclusivamente nas nascentes. É o Soldadinho doAraripe (Antilophia bokermanni), ameaçado de extinção e que vive somente na região do Cariri (Crato, Barbalha e Missão Velha). Daí a importância de se cuidar das nascentes dessa região para que essa ave não desapareça do planeta.

É nesse contexto em que a educação ambiental se inseriu como ferramenta fundamental para difusão da importância das nascentes para a vida e instrumento de participação social e engajamento da população para a preservação das nascentes, as fontes da vida!

 

ATIVIDADES

A Semana do Meio Ambiente 2016 foi aberta com o III Pedalar – Passeio Ciclístico por baixo carbono, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma realização em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). A concentração para o Pedalar aconteceu no anfiteatro do Parque do Cocó.

 

Cerca de 300 ciclistas fizeram percurso ligando o Parque do Cocó ao Parque Botânico, em Caucaia, na manhã de domingo, 11/06. A atividade marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente 2016, iniciada no dia 5.

 

No Parque Botânico, situado no quilômetro 3 da CE-090, a visitação aos espaços do orquidário, viveiro de mudas e trilhas foi o momento de descanso para os participantes. O local foi também uma parada estratégica para o lanche. Aberto para o público desde a Semana do Meio Ambiente 2015, o parque passou por reformas e ganhou novas placas, sinalização e mobiliários.

 

Tanto o Parque Botânico, em Caucaia, como o Parque do Cocó, em Fortaleza, receberam visitas de grupos escolares durante a Semana do Meio Ambiente 2016. As atividades realizadas incluíram palestras, rodas de conversa, reflorestamento de mata ciliar, passeios de barco, blitzes ecológicas, oficinas educativas e trilhas ecológicas em 34 municípios do Ceará. Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente, ressaltou que o foco da Semana do Meio Ambiente 2016 foi na educação ambiental, no sentido que as pessoas entendam a importância da sustentabilidade e o respeito aos recursos naturais.

 

ATIVIDADES DA ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2016, NO PARQUE DO COCÓ, DIA 05 DE JUNHO DE 2016

– Passeio Ciclístico (SEUMA/CAGECE/SEMA) –

– Apresentação musical com banda

– Apresentação do Coral Verdes Vozes (SEMACE)

– Assinatura da Política Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza

– Doação de mudas de árvores nativas

– Distribuição de material de educação ambiental

– Feira de adoção de gatos

– Serviços de saúde à população (UNIMED)

– Exposição de arte reciclada (Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz)

 

Confira aqui a programação SMA 2018 da SEMA e das Unidades de Conservação Estaduais.

Programação das Instituições

Programação Municípios

Programação SEMA

 

 

O Parque Estadual do Cocó contou ao longo da SMA 2016 com um stand, que distribuiu material educativo e mudas de árvores nativas.