Semana do Meio Ambiente 2018

 

A Semana do Meio Ambiente 2018 foi realizada no período de 03 a 10 de junho. A abertura se deu no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. A SMS é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará, em parceria com municípios, unidades de conservação, ONGs e instituições públicas e privadas. O evento busca sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente. 108 municípios cearenses, além das unidades de conservação (UCs), participaram das atividades. No Ceará, a SEMA, como órgão responsável pela Política Ambiental do Estado, coordena a semana, por meio da Coeas.

 

Segundo Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Sema, que esteve à frente da organização do evento, “a proposta da SMA 2018 foi sensibilizar a população sobre a questão do consumo consciente e a prática da coleta seletiva. E nesse contexto, a educação ambiental tem sido ferramenta fundamental na promoção da reflexão e do engajamento de todos”.

 

A programação da Semana do Meio Ambiente 2018 foi encerrada com a 1ª Corrida do Parque do Cocó. Essa primeira edição marcou o aniversário de um ano da regulamentação do Parque Estadual do Cocó.

 

Uma celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 05/06 –, a Semana do Meio Ambiente 2018 escolheu o tema “Coleta Seletiva – Separando resíduos, preservando o ambiente”. Na programação constaram seminários, palestras, cinema ambiental, mutirão de limpeza, oficinas, concursos, distribuição, plantios de mudas e apresentações musicais entre tantas outras atividades.

 

A SMA 2018 teve o objetivo de divulgar a importância da coleta seletiva para a preservação e recuperação do meio ambiente, para o desenvolvimento da economia regional e geração de trabalho e renda. Bem como sensibilizar a população sobre a importância da coleta seletiva para economia local e regional, em especial a geração de trabalho e renda; promover o conhecimento e incentivar boas práticas quanto aos resíduos sólidos; estimular a preservação e recuperação do meio ambiente com o descarte correto dos resíduos sólidos; estimular a inclusão socioeconômica e produtiva os catadores de materiais recicláveis; estimular a implantação de Sistemas de coletas seletivas múltiplas nos municípios cearenses; sensibilizar a população rural e urbana sobre a importância da separação em 3 (três) tipos: secos, úmidos e rejeitos; divulgar os produtos que devem entrar na logística reversa; incentivar a população rural e urbana a reduzir o consumo exagerado e insustentável e aprofundar estudos, realizar debates, promover seminários e cursos de educação ambiental em associações, escolas públicas e privadas, e demais organizações da sociedade civil sobre a temática abordada.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Também denominado WED, em 2018, o tema #AcabeComAPoluiçãoPlástica. No Brasil, por meio do Decreto 86.028 de 27/05/1981, o governo brasileiro estabeleceu que em todo território nacional fosse promovida a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

 

COLETA SELETIVA

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) é a principal lei que trata sobre resíduos sólidos. E um dos seus principais desafios é a extinção dos lixões no Brasil.

 

Os lixões são locais onde se despeja o lixo da maioria das cidades brasileiras, sem nenhum tipo de tratamento ou cuidado sanitário. A poluição se dá através da contaminação do solo e das águas subterrâneas pela decomposição da matéria orgânica (pelo chorume) e do ar pelos gases de efeito estufa (principalmente o metano), além de atrair vetores de doenças, como moscas, ratos e o mosquito Aedes Aegypti.

 

Uma das soluções apontadas para essa problemática é o despejo dos resíduos sólidos em aterros sanitários, que são locais preparados com toda a engenharia necessária para receber esse lixo gerado, minimizando os danos ambientais. Contudo, para a construção dos aterros, é necessário desmatar uma grande área, além do grande custo financeiro para construí-lo e mantê-lo. Na década de 90, a FUNASA emprestou a fundo perdido alguns milhões de reais aos municípios brasileiros para construção de aterros. Hoje a grande maioria virou lixão por falta de planejamento, falta de recursos, falta de vontade política, etc.

 

Visto que o aterro sanitário traz grandes custos ambientais e econômicos, o estado do Ceará está trabalhando na política pré-aterro, ou seja, implementando ações para reduzir ao máximo o volume de lixo que vai ser enterrado. A lógica é a seguinte: quanto menos se precisar mandar para o aterro, menor e mais barato ele será, e durará bem mais tempo, pois só deve ir para o aterro sanitário o que não é mais possível de se reutilizar ou reciclar (chamado REJEITO). A Política Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará (Lei nº 16.032/2016) já prevê a coleta seletiva como forma preferencial de coleta, sendo o resíduo já segregado no próprio local de origem.

 

Essa política pré-aterro (também chamada Coletas Seletivas Múltiplas) passa pela coleta seletiva, valorização econômica intensa de resíduos, compostagem de orgânicos, intensa recuperação dos resíduos de construção civil e logística reversa de embalagens e de resíduos especiais. Essa é a política de estado para os resíduos sólidos.

 

Alguns conceitos importantes:

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

 

Compostagem é o processo biológico de transformação dos resíduos orgânicos em um composto fertilizante natural, o adubo.

 

Logística reversa visa viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos de volta ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

 

Com a implementação da política das coletas seletivas múltiplas, pretende-se o aumento gradual do volume de resíduos reciclados, gerando renda e reduzindo a degradação ambiental na retirada de matéria-prima da natureza e no despejo nos lixões e aterros sanitários.

 

Para tal, a orientação para a população deve ser a separação em 3 lixeiras:

• RESÍDUOS SECOS:

metal, vidro, plástico, papel, papelões e embalagens em geral. Todos secos e limpos. Serão encaminhados para a reciclagem.

• RESÍDUOS ÚMIDOS:

restos de alimentos vegetais, podas de plantas, varrição, madeiras, guardanapos sujos etc. Serão encaminhados para a compostagem.

• REJEITOS:

restos de alimentos animais, papel higiênico e materiais de higiene pessoal. Serão encaminhados para os aterros sanitários.

 

Além disso, alguns produtos, como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e remédios vencidos NÃO podem ser encaminhados à coleta seletiva ou aos aterros sanitários, pois contêm substâncias perigosas. Devem ser devolvidos no local da compra ou em pontos de entrega (logística reversa).

 

DICAS PARA UMA MELHOR SEPARAÇÃO

• Lave e seque os materiais antes de colocar na lixeira. Isso evita a contaminação e o mau cheiro, garantindo a qualidade do material;

• Dobre as caixas de leite, papéis, papelões e plásticos para reduzir o volume;

• Vidros quebrados devem ser envolvidos com jornal para evitar acidentes;

• Não descarte o óleo de cozinha e borra de café na pia, pois contaminam os rios e mares! O óleo pode virar sabão e a borra pode servir como adubo.

 

Serviço

Programação da Semana do Meio Ambiente 2018, no período de 03 a 10/06, em Fortaleza e Caucaia.

Dia 3 de junho

 

Solenidade de Abertura da Semana do Meio Ambiente 2018

Hora: de 8h às 11h

Local: Parque Estadual Botânico

 

Assinatura da ordem de serviço do Projeto Viva a Natureza

Anúncio do resultado dos municípios inscritos no IQM (Índice de Qualidade dos Municípios)

Apresentação artística

Distribuição de mudas de espécies nativas

Atividades de educação ambiental desenvolvida pela Coordenadoria de Biodiversidade.

Lançamento do Programa de Incentivo as Unidades de Conservação Municipais (ProUCm)

Assinatura do Protocolo de Criação da Unidade de Conservação Pública Municipal da Serra Rajada, de Caucaia.

Dia 5 de junho

 

Lançamento da Política de Coletas Seletivas Múltiplas dos Municípios

Hora: 16h

Local: Sede da Secretaria do Meio Ambiente.

Dia 10 de junho

 

1ª Corrida do Parque do Cocó

Hora: 6h30

Local: Parque Estadual do Cocó

 

Projeto Viva o Parque

Hora: De 7h às 12h

Local: Parque Estadual do Cocó

 

Solenidade de Encerramento da Semana do Meio Ambiente 2018

Hora: 9h

Local: Parque Estadual do Cocó

Assinatura de Termo de Cooperação Técnica para Educação Ambiental.

 

Confira aqui a programação SMA 2018 da SEMA e das Unidades de Conservação Estaduais.

Programação Municipios SMA 2018

Programação UCs SMA 2018