Semana do Meio Ambiente 2015

A Semana do Meio Ambiente de 2015 foi aberta oficialmente no dia 31/05, e se estendeu até o dia 05/06, data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Secretário Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente, abriu as comemorações com uma solenidade no anfiteatro do Parque do Cocó através de passeio ciclístico. Durante o decorrer dessa semana, diversas atividades foram realizadas, em especial os mutirões de limpeza de praias e lagoas, oficinas, palestras, gincanas, apresentações artísticas, blitze ecológicas, feiras de produtos orgânicos, além de seminários, audiências públicas e encontros técnicos. O ponto alto da Semana do Meio Ambiente 2015 foi a entrega do Parque Botânico do Ceará à população do Estado do Ceará, principalmente para os moradores de Caucaia, Fortaleza e São Gonçalo.

 

O objetivo principal da SMA 2015 foi “difundir a importância do uso responsável da água, promovendo o desenvolvimento de uma consciência crítica permanente”.

 

É importante destacar que o tema central da Semana do Meio Ambiente de 2015,“Todos Juntos pelo Uso Consciente da Água – Cada Gota Conta”, tratou do uso racional da água, realidade que precisou ser enfrentada de frente não só pelo poder público como pela sociedade, haja vista os problemas que todas as regiões do país já sentiam na pele com reflexos em vários aspectos. Essa Campanha teve esse caráter de oferecer um grito de alerta para que a sociedade não se acomode, mesmo diante das dificuldades.

 

O então ministro na Integração Nacional, Francisco Teixeira, admitiu que, em 2015, estávamos vivendo a pior seca dos últimos 60 anos. Há época o Ceará experimentava três anos de estiagem e praticamente entrando no quarto ano, consecutivo.

 

Se levarmos em consideração que o estado do Ceará encontra-se em uma das regiões mais secas do planeta, e sofre com os feitos das estiagens, percebemos a grande importância de se preservar cada gota.

 

A água, apesar de ser um bem essencial à vida, é o recurso natural mais ameaçado e pode acabar devido às intensas agressões ao meio ambiente, como o desmatamento e a poluição, assim como pelo seu uso irresponsável, como o desperdício.

 

Essa falta de cuidado com a água, além de comprometer a quantidade desse recurso, prejudica a sua qualidade, sendo ela vetor de uma série de doenças ao próprio ser humano, como a dengue, cólera, verminoses, hepatite e outras.

 

Nesse sentido, Semana do Meio Ambiente de 2015 serviu para divulgar boas práticas para o uso responsável da água; promover a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação dos recursos hídricos; incentivar o reuso da água e a captação pluvial; divulgar os órgãos responsáveis pela gestão, monitoramento e fiscalização sobre o tema; estabelecer um link entre água e saúde.

 

Confira a programação que os municípios realizaram

Semana do Meio Ambiente