SEMA requalifica coletores de resíduos sólidos


A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente cuja finalidade é promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de critérios de sustentabilidade nas atividades da Administração Pública. Segundo, Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a A3P foi criada para ser um instrumento de sensibilização de gestores e servidores públicos. “Propõe um conjunto de ações e projetos que visam a melhoria da gestão ambiental, do clima organizacional, a valorização do trabalho e do trabalhador, o incentivo a hábitos benéficos à saúde, a integração no convívio social”, disse.

Dentro desse contexto, a equipe interna da Agenda Ambiental na Administração Pública, requalificou o processo de separação de resíduos da SEMA. Tendo como mote “Jogue o resíduo no lugar certo” e “Lugar de resíduo é nos coletores”, os equipamentos para destinação de lixo foram reposicionados em novas áreas. “Uma delas é nas proximidades do Espaço Zen e Cantinho da Leitura”, explica a colaboradora Ana Beatriz Magalhães. “É importante que cada um faça sua parte para o processo dar certo”, lembra.

Saiba mais

Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela A3P, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária.