Planejamento Espacial Ambiental (PEA)

 

No contexto das mudanças climáticas, da transição energética e da economia de baixo carbono, o Planejamento Espacial Ambiental (PEA) surge como uma ferramenta de gestão sustentável da zona costeira. Além disso, o acesso à informação de qualidade e com eficiência de dados é um vetor de transparência governamental e impulsionador de políticas públicas inovadoras.

 

Assim, o PEA tem por objetivo principal reunir e integrar as informações que possibilitem uma gestão sustentável da zona costeira do Ceará, baseada em dois pilares, sejam eles: o Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM) e o Sistema de Informações Geográficas Ambiental do Ceará (SIG Ambiental).

 

Os produtos advindos deste estudo irão garantir a sustentação e a sustentabilidade das atividades relacionadas às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das atividades em ambientes costeiros e marinhos do Ceará.

 

As informações geradas irão beneficiar diretamente os municípios costeiros do Ceará e as populações que vivem em situação de vulnerabilidade social e riscos ambientais, e que estão envolvidas nos processos produtivos da economia do mar (pesca, turismo, energia, transportes marítimos).

 

Coordenador do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap):

Prof. Dr. Luís Ernesto Arruda Bezerra
Currículo lattes

 

Coordenador do PEA:

Prof. Dr. Davis Pereira de Paula
Currículo lattes

 

Pesquisadores:

Dr. Abner Monteiro Nunes Cordeiro
Currículo lattes

Dr. André Henrique Barbosa de Oliveira
Currículo lattes

Dr. Bruno de Castro Honorato Silva
Currículo lattes

Dr. Frederico de Holanda Bastos
Currículo lattes

Dra. Márcia Freire Pinto
Currículo lattes

Dr. Paulo Henrique de Oliveira Sousa
Currículo lattes

Dr. Paulo Roberto Silva Pessoa
Currículo lattes

Dr. Renan Gonçalves Pinheiro Guerra
Currículo lattes

Dr. Wallason Farias de Sousa
Currículo lattes

Ma. Andressa Sousa Albuquerque
Currículo lattes

Ma. Daysiane Barbosa Brandão
Currículo lattes

Ma. Érica Nádia Costa Sousa
Currículo lattes

Me. Jaílson Cavalcante Lima
Currículo lattes

Me. Matheus Silveira Pinheiro
Currículo lattes

Me. Pedro Silveira Calixto
Currículo lattes

Me. Valdir Braga Abreu Junior
Currículo lattes

Tulio Farias Santiago
Currículo lattes

 

Produtos