PforR

 

 

A Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (COEAS), com apoio da Cogerh, das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios, Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Salgado, Acaraú e Metropolitana, das Comissões Gestoras e associações comunitárias locais realiza capacitação com o tema “Educação Ambiental para a Qualidade da Água”. A atividade fez parte do Projeto PforR, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial.

 

O objetivo do projeto é capacitar técnicos municipais, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e de Comissões Gestoras de açudes e nascentes sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

 

As capacitações são ministrada pelo consórcio contratado, por meio de processo licitatório, ENGESOFT/QUANTA. Toda a infraestrutura (transporte, hospedagem, alimentação, etc.) também foi contratada por processo licitatório e é custeada com recursos do Banco Mundial

 

A equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental (COEAS) acompanha in-loco todos as ações.

 

No total do projeto PforR, serão realizados 22 cursos nas bacias hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.

Saiba mais sobre o Projeto PforR clicando no link: http://www2.ipece.ce.gov.br/pforr/index.htm

ATIVIDADES REALIZADAS:

CRATO – Bacia do Salgado

Nos dias 10 e 11 de agosto de 2016, a SEMA, através da COEAS, deu início ao Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água, no Crato, Região do Cariri, Bacia do Salgado.

Na ocasião, os membros do Comitê de Bacia foram capacitados e, ao final do curso, construíram um documento com sugestões de políticas públicas em educação ambiental para a qualidade da água.

Público: Membros do Comitê de Bacia do Salgado, técnicos da Cogerh e do Parque Estadual do Sitio Fundão.

Saiba mais:  https://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45324-sema-realiza-atividade-de-educacao-ambiental-para-qualidade-da-agua

 

GUARAMIRANGA – Bacia Metropolitana

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da COEAS, promoveu, nos dias 5 e 6 de outubro de 2016, a capacitação de Educação Ambiental para a qualidade da água, no Hotel dos Capuchinhos, em Guaramiranga.

Durante o curso, os técnicos foram capacitados e, ao final, construíram coletivamente um documento com sugestões de políticas públicas em educação ambiental para a qualidade da água no âmbito da Bacia Metropolitana.

Público: Membros do Comitê de Bacia Metropolitana e técnicos da Cogerh.

 

LAVRAS DA MANGABEIRA E VÁRZEA ALEGRE – Bacia do Salgado

No período de 18 a 21 de Outubro de 2016, Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, deu prosseguimento ao Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água.

Nos dias 18 e 19 de Outubro, no distrito de Quitaiús, em Lavras da Mangabeira, a Comissão gestora do Açude Rosário – Bacia do Salgado recebeu uma capacitação, com direito à visita aos quintais produtivos na “Floresta do Bode”. Por sua vez, nos dias 20 e 21, foram capacitados os membros da Comissão gestora do Açude Olho D’água – Bacia do Salgado, na Comunidade Boa Vista, em Várzea Alegre. Na oportunidade, foi visitada a experiência de agrofloresta à jusante do Açude Olho D’água.

Público:

Comissão gestora do Açude Rosário e técnicos da Prefeitura de Lavras da Mangabeira.

Comissão gestora do Açude Olho D’água – Várzea Alegre.

Saiba mais: https://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45510-sema-capacita-novas-turmas-do-projeto-de-educacao-ambiental-para-a-qualidade-da-agua

Fotos da atividade em Várzea Alegre

 

 

Fotos da atividade em Lavras da Mangabeira

MERUOCA – Bacia do Acaraú

 

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da COEAS, promoveu, nos dias 26 e 27 de outubro de 2016, a capacitação em “Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, em Meruoca.

 

Durante o curso, os técnicos foram capacitados e, ao final, construíram coletivamente um documento com sugestões de políticas públicas em educação ambiental para a qualidade da água no âmbito da Bacia do Acaraú.

 

Público: Membros do Comitê de Bacia do Acaraú e técnicos da Cogerh.

 

ARACOIABA E MARANGUAPE – Bacia Metropolitana

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da COEAS, promoveu nos dias 07 e 08 de novembro de 2016, no município de Aracoiaba, e nos dias 10 e 11 de novembro de 2016, em Maranguape, capacitações de Educação Ambiental para a Qualidade da Água.

Público: Membros das comissões gestoras dos Açudes Aracoiaba, Tijuquinha, Acarape do Meio, Itapebussu e Penedo.

Saiba maishttps://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45591-qualidade-da-agua-sema-capacita-gestores-em-aracoiaba-e-maranguape

 

Fotos da atividade em Aracoiaba

 

Fotos da atividade em Maranguape

 

SOBRAL – Bacia do Acaraú

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA promoveu, nos dias 28 e 29 de novembro de 2016, em Sobral, capacitação de Educação Ambiental para a Qualidade da Água.

A capacitação foi pautada em temas transversais à qualidade da água, sob o enfoque da educação ambiental. O curso também constou de um momento de discursão e reflexão dos participantes sobre a situação atual do município quanto às questões ambientais e as possíveis soluções no âmbito da Educação Ambiental.

BEBERIBE – Bacia Metropolitana

Dando prosseguimento ao “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR, a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, realizou capacitação em Beberibe, nos dias 06 e 07 de Dezembro de 2016

Público: Técnicos da CAGECE, SAAE e das Prefeituras de Pindoretama, Cascavel e Beberibe, que compõem o Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos – COMARES.

Saiba maishttps://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45688-capacitacao-do-projeto-de-educacao-ambiental-para-a-qualidade-da-agua-e-realizado-em-beberibe

 

 

AQUIRAZ – Bacia Metropolitana

Com o tema “Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, realizou capacitação no município de Aquiraz, nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2017

Público: Técnicos da Cagece, Cogerh, Ematerce, APA do Estuário do Rio Pacoti, Secretarias Municipais de Aquiraz e diretores do Sindicato dos Agricultores Familiares.

Saiba maishttps://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45830-sema-realiza-capacitacao-para-a-qualidade-de-agua-em-aquiraz

ACARAÚ – Bacia do Acaraú

A SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (COEAS), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Acaraú, realizou capacitação com o tema “Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, naquele município nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2017

Público: Servidores da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, CREDE 3 (Secretaria da Educação do Estado), Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e Vigilância Sanitária.

Saiba maishttps://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45861-capacitacao-em-qeducacao-ambiental-para-a-qualidade-da-agua-e-realizada-em-acarau

 

CEDRO E AURORA – Bacia do Salgado

No período de 07 a 10 de Março, a SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (COEAS), deu prosseguimento ao Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR. O objetivo do projeto é capacitar membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

Nos dias 7 e 8 de março, na Agrovila do Açude Ubaldinho, em Cedro, membros da Comissão gestora do Açude Ubaldinho – Bacia do Salgado, técnicos da Cagece, da Secretaria de Agricultura e da Saúde receberam uma capacitação em Educação Ambiental voltada para a qualidade da água. A visita técnica se deu no entorno do Açude Ubaldinho, em propriedade que preserva a mata ciliar daquele recurso hídrico.

Por sua vez, nos dias 9 e 10 de Março de 2017, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, foi realizado o Curso de Educação Ambiental para a Qualidade da Água para técnicos da coordenadoria de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura, diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e membros da Associação de Apicultores do Município de Aurora.

Na oportunidade, os cursistas tiveram oportunidade de conhecer propriedade que produz no sistema agroflorestal. As capacitações foram ministradas pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA. No total do projeto PFORR, serão realizados 22 cursos nas Bacias hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.

 

GALERIA DE FOTOS:

CEDRO

Clique aqui

AURORA

Clique aqui

 

MULUNGU – Bacia Metropolitana

Dando prosseguimento ao “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR, a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, com apoio da APA de Baturité e prefeitura de Mulungu, realizou capacitação no Município de Mulungu, nos dias 15 e 16 de Março de 2017.

A capacitação em Educação Ambiental contou com a participação de técnicos da APA da Serra de Baturité e das Prefeituras municipais de Aratuba, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti.

O objetivo do projeto é capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

Na parte prática, os cursistas tiveram oportunidade de conhecer o Sítio São Roque, que produz café no sistema agroflorestal, oferecendo diversos serviços socioambientais, principalmente na produção de água. As capacitações foram ministradas pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA.

 

REDENÇÃO – Bacia Metropolitana

Dando prosseguimento ao “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR, a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, com apoio da APA de Baturité e UNILAB, realizou capacitação no Município de Redenção, nos dias 5 e 6 de abril.

A capacitação em Educação Ambiental contou com a participação de técnicos e educadores dos Municípios de Barreira, Aracoiaba, Itapiúna, Aracoiaba, Baturité, Ocara, Itapiúna, Capistrano e Redenção, representando as Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Educação. Participaram também estudantes da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, que integram o Projeto de Florestamento e Reflorestamento da Bacia do Rio Pacoti.

O objetivo do Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água é capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

No que diz respeito à parte prática, os cursistas tiveram oportunidade de conhecer o Sítio da Sra. Ivonaide, em Redenção, que produz em SAF – sistema agroflorestal, bem como uma cachoeira, que serve para abastecimento de água e lazer. A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA, com a supervisão dos técnicos da COEAS Sérgio Mota e Genario Azevedo. No total do projeto PFORR, serão realizados 22 cursos nas Bacias hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.

Clique aqui: GALERIA DE FOTOS

 

SOBRAL – Bacia do Acaraú

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, com apoio do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS/RMS), que tem na presidência o Prefeito de Forquilha Gerlásio Martins de Loiola, realizou, nos dias 03 e 04 de maio, no Município de Sobral, mais uma capacitação dentro do “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR.

A capacitação em Educação Ambiental para a Qualidade da Água contou com a participação de gestores do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS/RMS), técnicos, secretários municipais e educadores dos Municípios de Sobral, Meruoca, Massapê, Santana do Acaraú, Graça, Cariré, Coreaú, Alcântaras e Forquilha representando o CGIRS/RMS, Funasa, Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Saúde e Educação.

O objetivo do Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água é capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

A aula prática foi realizada no aterro controlado do Município de Sobral. Na oportunidade, o coordenador do CGIRS/RMS, Joselito Silveira, fez uma explanação sobre os novos equipamentos que serão implantados para atender os 14 municípios que compõem o Consórcio: uma Central de Tratamento de Resíduos Regional Norte, em Sobral, além de seis estações de transbordo de resíduos sólidos (ETR) a serem implantadas nos municípios de Cariré, Coreaú (Sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê e Pacujá e implantação de projetos de coleta seletiva nos municípios consorciados. Seguindo a programação, o Sr. Washington fez uma explanação sobre o funcionamento do aterro controlado de Sobral.

A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA, com a supervisão dos técnicos da COEAS Sérgio Mota e Genario Azevedo. No total do projeto PFORR, serão realizados 22 cursos nas Bacias hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.

Clique aqui: Galeria de Fotos

 

CRATO E BARBALHA – Bacia do Salgado

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social– COEAS, realizou, no período de 23 a 26 de maio na região do Cariri, duas capacitações do “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR.

O primeiro curso aconteceu no município de Crato, nos dias 23 e 24/05, no Parque Estadual do Sítio Fundão. Participaram os membros da comissões gestoras das fontes Batateiras e Engenho da Serra, além dos técnicos do Parque e da COGERH. A aula de campo foi realizada na nascente do Rio Batateiras, onde foram abordados diversos assuntos, tais como mata ciliar, resíduos sólidos e gestão de águas.

Já o segundo curso foi realizado para as comissões gestoras das fontes Riacho do Meio, Guaribas e Fonte do Céu, no município de Barbalha, nos dias 25 e 26/05. Também participaram técnicos do STTR e da ONG Aquasis. A aula de campo foi realizada no Assentamento São Judas Tadeu, onde foi possível observar a produção e o manejo agroecológico, artesanato, culinária e uma rica diversidade cultural.

As capacitações foram ministradas pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA, com a supervisão dos técnicos da COEAS Sérgio Mota e Jovelina Silva. No total do projeto PFORR, serão realizados 22 cursos nas Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.

Clique aqui: Galeria de Fotos

 

OCARA – Bacia Metropolitana

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, realizou nos dias 21 e 22 de junho de 2017, o curso de “Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, no município de Ocara.

O Curso teve como objetivo capacitar os membros titulares e suplentes da comissão gestora do Açude Batente e gestores municipais, para que possam exercer suas atividades de modo sustentável e de acordo com a legislação visando a melhoria e a manutenção da qualidade da água na bacia hidrográfica metropolitana.

Os participantes tiveram aula teórica e prática sobre a capacitação de educação ambiental para a qualidade da água. Na oportunidade, os participantes visitaram os agricultores do Assentamento Denir.

A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA e acompanhada pelos técnicos da Coeas Sérgio Mota e Jovelina Silva.

Participaram da capacitação o secretário de agricultura de Ocara, Antônio Salviano, e demais representantes de entidades do município.

IBARETAMA – Bacia Metropolitana

Dando continuidade ao “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR, a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, realizou capacitação na Agrovila do Açude Macacos, no Município de Ibaretama, nos dias 27 e 28 de Junho de 2017.

A capacitação em Educação Ambiental contou com a participação de membros da Comissão Gestora do Açude Macacos, técnicos da Prefeitura Municipal, representantes de associações e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ibaretama.

Na aula prática, os cursistas tiveram oportunidade de conhecer a propriedade da Dona Socorro, que produz agricultura diversificada, sem uso de agrotóxico, em uma pequena propriedade rural. Dona Socorro e sua família criam peixes, produzem coentro e cebolinha, milho, feijão e frutas diversas. Para isso, utilizam água de uma barragem subterrânea e reuso da piscicultura em tanques. A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA e acompanhada pelos técnicos da Coeas Jovelina Silva e Genario Azevedo.

 

 

CHORÓ – Bacia Metropolitana

Dando continuidade ao “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR, a Secretaria do Meio Ambientea – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, realizou capacitação no Município de Choró, nos dias 12 e 13 de Julho de 2017.

A capacitação em Educação Ambiental foi realizada no Centro Educacional Municipal Dom Bosco, e contou com a participação de membros da Comissão Gestora do Açude Pompeu Sobrinho (Choró), técnicos da Prefeitura Municipal, representantes de associações, da Colônia de Pescadores e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Choró.

Na aula prática, os cursistas tiveram oportunidade de conhecer as atividades agroecológicas realizadas pelos agricultores familiares do Riacho do Meio, que produzem e beneficiam gergelim, mel, algodão orgânico e as culturas tradicionais de milho e feijão.

A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA e acompanhada pelos técnicos da Coeas Genario Azevedo e Israel Joca.

O objetivo do projeto, que se encerrou na etapa de Choró, foi capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

No total do projeto PforR foram realizados 22 cursos nas Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.