PEAAF

O PEAAF é um Programa de Educação Ambiental elaborado especificamente para o público envolvido com a agricultura familiar. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, busca-se a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. Sua implementação se dá por meio do conjunto de instituições governamentais e não-governamentais ligadas à essa temática, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais.

 

O PEAAF é a materialização das contribuições da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Estadual de Educação Ambiental às demanda socioambiental, que vem colaborar com um conjunto de ações que os Governos Federal e Estadual tem implementado para melhorar a qualidade de vida no campo.

 

Educação ambiental é um processo de aprendizagem permanente e continuada, ancorado no sentimento de pertença e resgate de valores e saberes em seus aspectos ambientais, econômicos e socioculturais, capaz de tornar o indivíduo um agente conhecedor, crítico e transformador da realidade, contribuindo para a construção de vivência e convivência sustentável com a natureza, de forma sistêmica e agroecologica como legado para as gerações futuras.

 

A Educação Ambiental que queremos realizar na agricultura familiar deve fomentar o respeito ao meio ambiente e suas peculiaridades locais, desenvolvendo a cultura da sustentabilidade garantindo, a reflexão sobre a relação das pessoas com a natureza de forma crítica e sistêmica.

 

Neste contexto, entende-se que a Educação Ambiental deve estar fundamentada nos principios da agroecologia, soberania alimentar e nutricional, economia solidaria, ética, justiça socioambiental, sustentabilidade, respeito mutuo, preservação, conservação, solidariedade, liberdade, equidade de gênero, associativismo, protagonismo, inclusão ,transformação e amor.

 

A Educação Ambiental, atraveś da mudança de valores e atitudes, tende a ser um instrumento transformador cujo seu maior desafio é a superação de uma visão antropocentrica que separa a humanidade da natureza.

 

Objetivo gerais do PEAAF:

I – contribuir para o desenvolvimento rural sustentável;

II – apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais do Estado do Ceará, no âmbito da agricultura familiar;

III – fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social;

IV – promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis.

 

Oficina em Pacoti elaborou Projeto Político Pedagógico do PEAAF

Setenta participantes da I Oficina do Programa de Educação Ambiental da Agricultura Familiar, PEAAF, reunidos em Pacoti, nos dias 17, 18, 19, 20/08/2015, tiveram a responsabilidade de construção do programa que está desenvolvido no Ceará. As discussões ocorreram no campi Experimental da Estação Ecológica da Uece, em Pacoti/CE. O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno e o reitor Jackson Sampaio abriram o evento em mesa compartilhada com o MMA, Incra, Idace, Semace, Ematerce, Seduc, Aprece e prefeitura do município.

 

O secretário Artur Bruno, em sua explanação, agradeceu a acolhida da Uece, destacando que todo o trabalho da Sema segue orientação do governador Camilo Santana, que é um ambientalista, e se resume em três grandes projetos: O Ceará Mais Verde, Ceará no Clima e Ceará Consciente por Natureza, “este último, educação ambiental, é a minha prioridade maior”. Relembrou os recursos que serão aplicados para recuperar as nascentes do rio Pacoti, projeto assinado com as prefeituras do Maciço e com a ONG SOS Mata Atlântica e as melhorias nas 24 Unidades de Conservação. Ao final, destacou:“Espero que o Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental para a agricultura familiar, que será resultante desta oficina, seja tão forte que subsidie o enfrentamento da problemática socioambiental rural, não apenas no Ceará, mas que seja modelo para o Brasil”.

 

O reitor da Uece, Jackson Sampaio fez um relato do tamanho da Universidade, em cursos de graduação e pós, presenciais e a distância, enfatizando que Pedagogia e Biologia estão a serviço das políticas sociais, que a universidade tem que pensar saídas inteligentes para superar as dificuldades, inclusive de corte orçamentário. Com o lema: Cuidar do entorno, destacou o projeto de cuidar da bacia do Pacoti, cujo rio deságua na Cofeco e que tem o desafio de pesquisar os nosso habitat. A titulo de exemplo ressaltou que o mestrado em Recursos Naturais tem trabalhos em medicamentos oriundos das plantas da caatinga e de pesquisar soro da variante de cascavel que só existe no Ceará.

 

A representante do Ministério do Meio Ambiente, Neuza Barbosa, se disse emocionada e feliz em participar dessa experiência piloto. Olhando para o público frisou “ Vocês são atores muito importantes na definição do que iremos fazer. Estamos aqui para orientar o processo de implementação do PEAAF, de forma participativa e articulada”. Destacou a experiência vivenciada em Piquet Carneiro, com 150 jovens.

 

A secretária executiva da Semace, Virgínia Carvalho referiu-se a aquele momento como especial por casar educação ambiental com agricultura familiar, lembrando o bioma raro que existe no maciço, “o qual merece todos os nossos cuidados”.

 

O ex-presidente da Aprece, ex-prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, ressaltou o sentimento dos técnicos que participaram da oficina de elaborar um documento com afinco e ousado. Também usaram da palavra, Eliene Brasileiro, que representou na ocasião o prefeito de Pacoti; Lindalva Costa, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental; Roberto Gomes, ex-superintendente do Incra; José Bartolomeu, da Ematerce e Castro Júnior, do Idace.

 

Informações

Milton Alves De Oliveira

Fone: (85) 3101-1247

E-mail: educacacaoambiental@sema.ce.gov.br