Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do Ceará
As mudanças climáticas se apresentam como um dos maiores desafios globais da atualidade, demandando ações urgentes e coordenadas em todas as esferas. Os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) reforçam a necessidade de respostas rápidas para mitigar os impactos crescentes de eventos extremos, como secas, inundações e ondas é agravada por particularidades regionais e desafios estruturais, como desigualdades sociais, insuficiência de infraestrutura e a preservação de ecossistemas críticos.
Nesse contexto complexo, a atuação proativa dos governos locais torna-se essencial. As cidades estão na linha de frente dos impactos climáticos e desempenham um papel estratégico na implementação de soluções concretas que promovam a resiliência, assegurem a qualidade de vida da população e pavimentem o caminho para um futuro mais próspero, inclusivo e sustentável.
Com esse propósito, foi desenvolvido o 1 o Inventário de Gases de Efeito Estufa (IEGEE) do Estado do Ceará. O documento representa um marco significativo para o estado, ao oferecer uma ferramenta essencial para diagnosticar as emissões de gases poluentes em setores estratégicos, como transporte, resíduos e energia. Além disso, o inventário é um ponto de partida fundamental para direcionar as ações e políticas públicas de forma mais assertiva, construindo um futuro mais sustentável e resiliente.
No âmbito estadual, o inventário é previsto como um dos instrumentos da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PEMC) – Lei Estadual nº 16.146/2016 (Art. 6º), reforçando o compromisso do Ceará com a governança climática. Esse compromisso foi ratificado pelo Decreto Estadual nº 34.238/2021, e atualizado pelo Decreto Estadual nº 35.503/2023, que consolidam a adesão do estado às principais agendas climáticas nacionais e globais.
O inventário foi elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) / Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
OBJETIVO GERAL
O principal objetivo deste evento é apresentar os resultados do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado do Ceará, destacando seu potencial para orientar o planejamento local a partir de uma base técnica sólida. Com esses dados, será possível formular políticas públicas fundamentadas, atrair investimentos voltados para a economia verde e fortalecer o engajamento da comunidade local no processo de transição para uma economia de carbono neutro.