ANFÍBIOS

A Lista de Anfíbios do Estado do Ceará é composta por dados obtidos através de diversas Coleções Científicas de Herpetologia, principalmente da Universidade Federal do Ceará (CHUFC), e da compilação de registros obtidos através de um extenso levantamento bibliográfico. A nomenclatura adotada segue a Lista de Répteis e Anfíbios do Brasil da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Esta lista estará em constante atualização, sendo composta por espécies de anfíbios formalmente descritas, de acordo com a literatura atual, evitando emitir juízo de valor sobre os trabalhos publicados.

 

Foram levantadas 57 espécies de anfíbios, sendo 53 da ordem Anura e três da ordem Gymnophiona. A riqueza estadual, até o momento, corresponde a 5% daquela registrada nacionalmente. Por ordem de representatividade de espécies, as famílias documentadas são Leptodactylildae (n = 19), Hylidae (17), Bufonidae (4), Odontophrynidae (4), Microhylidae (3), Pipridae (2), Phyllomedusidae (1), Ranidae (1), Ceciliidae (1), Typhlonectidae (1) e Siphonopidae (1). icados.

 

Como citar esta lista:

CASSIANO-LIMA, D., ÁVILA, R. W.; CASTRO, D. P.; ROBERTO, I. J.; BORGES-NOJOSA, D. M. 2021. Lista de Anfíbios do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em: https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/anfibios/.  Acessado em: