TUNICADOS

O inventário de tunicados do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes depositados em diversas coleções regionais, nacionais e internacionais; publicações em revistas científicas, inventários, bases de dados e registros fidedignos de avistamentos de espécies.

 

Os tunicados compreendem um subfilo de Chordata e são invertebrados marinhos que possuem o corpo envolvido por uma túnica, que é um tecido vivo, vascularizado, e que confere ao animal proteção e sustentação. São animais hermafroditas, filtradores, em sua maioria sésseis, mas também podem ser livre-natantes e constituir parte do zooplâncton. O subfilo se divide em 3 classes: Thaliacea, Appendicularia (ou Larvacea) e Ascidiacea. As classes Thaliacea e Appendicularia compreendem os tunicados pelágicos, planctônicos e com ampla distribuição geográfica. A classe Thaliacea é constituída por animais que podem ser solitários ou coloniais, e são representados pelas salpas, doliodos e pyrosomas. Se caracterizam pelo corpo translucido e sifão atrial e branquial em lados opostos do corpo. Na classe Appendicularia (ou Larvacea) os animais possuem corpos constituídos em um tronco pequeno e uma cauda que está presente em toda a vida do indivíduo. Secretam um muco que envolve todo o corpo e que funciona como uma rede complexa de filtro (DEIBEL; LOWER 2012).

 

A classe ascidiacea compreende a maior classe do subfilo, com cerca de 3000 espécies descritas (SHENKAR; SWALLA 2011). São invertebrados marinhos sésseis que ocorrem desde ambientes costeiros rasos até grandes profundidades, habitando uma grande variedade de ambientes, tais como recifes de coral, substratos rochosos e fundos inconsolidados, além de apresentarem grande sucesso em vários tipos de ambientes artificiais (LAMBERT 2007). A classe Ascidiacea é tradicionalmente dividida nas ordens Aplousobranchia, Phlebobranchia e Stolidobranchia, com base na estrutura da faringe dos animais adultos.

 

Apesar da sua relevância e ampla distribuição, esse grupo permanece pouco estudado em muitas regiões do mundo, principalmente devido à falta de taxonomistas (ROCHA et al. 2012). O conhecimento da biodiversidade, com melhor delimitação taxonômica das espécies e o entendimento das suas classificações filogenéticas, são importantes recursos para selecionar áreas com prioridade para a conservação e desenvolver estratégias de gestão.

 

Ao todo, foram inventariadas 73 espécies de tunicados, pertencentes a três classes, nove ordens, 16 famílias e 32 gêneros. Confira abaixo a Lista de Tunicados do Ceará.

     

Como citar esta lista:

PAIVA, S.V. 2021. Lista de Tunicados do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/tunicados/. Acessado em:  

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Sandra Vieira Paiva – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenadora da Lista de Tunicados

 

 

Fotos: