TÉRMITAS

A lista de espécies de térmitas (não fósseis) para o Estado do Ceará foi elaborada a partir das amostras depositadas na Coleção de Isoptera da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da bibliografia especializada sobre o grupo, incluindo estudos taxonômicos de revisão de gênero. As amostras tombadas na Coleção de Isoptera da UFPB foram coletadas em ecossistemas distribuídos em diversos municípios do Estados do Ceará, como Aiuaba, Barbalha, Crato, Guaramiranga e Ubajara. Na lista apresentada, além dos fósseis, também não foram incluídas as espécies exóticas e pragas.

 

Quarenta e seis espécies de térmitas foram registradas para o Estado do Ceará, distribuídas em 26 gêneros e três famílias (Kalotermitidae, Rhinotermitidae e Termitidae). Algumas espécies constroem ninhos conspícuos (aparentes na paisagem), como Constrictotermes cyphergaster, Nasutitermes corniger e Microcerotermes indistinctus. Vários outros ecossistemas do Estado do Ceará já foram inventariados, porém os resultados ainda não foram publicados em revistas especializadas. Por isso, o número real de espécies de térmitas para o Estado do Ceará pode ser bem superior ao apresentado, com possibilidades de novos táxons.

 

Como citar esta lista:

VASCONCELLOS, A.; LUCENA, E.F.; CHAVES, R.E.C.R.F. & MOURA, F.M.S. 2021. Lista de Térmitas do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/termitas.  Acessado em:  [data]

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Dr. Alexandre Vasconcellos – (Universidade Federal da Paraíba)

Coordenador da Lista de Térmites

 

Dra. Emanuelly Félix de Lucena – (Universidade Federal da Paraíba)

Pesquisadora da Lista de Térmites

 

Msc. Rozzanna Esther Cavalcanti Reis de Figueirêdo Chaves – (Universidade Federal da Paraíba)

Pesquisadora da Lista de Térmites

 

Profa. Dra. Flávia Maria da Silva Moura – (Universidade Federal de Campina Grande)

Pesquisadora da Lista de Térmites

 

Fotos: 

Um par de periquitos da Caatinga (Aratinga cactorum) no interior do ninho do cupim Constrictotermes sp., município de Quixadá-CE.  Foto: Alexandre Vasconcellos

 

Soldados, operários, alados e jovens de Nasutitermes ephratae. Foto: Alexandre Vasconcellos.

 

Rainha de Silvestritermes heyeri, juntamente com o rei, soldados, operários e ninfas. Foto: Flávia Maria da Silva Moura

 

Grande quantidade de operários e soldados de Syntermes nanus coletados acidentalmente em armadilhas de queda para herpetofauna. Foto: Alexandre Vasconcellos.