PORIFERA

O inventário de esponjas dulcícolas e marinhas do estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de publicações em revistas científicas e inventários. Foram consideradas neste documento as espécies exóticas e extintas. As identificações seguem a taxonomia proposta no World Porifera Database (de Voogd et al. 2021).

 

Ao todo, foram inventariadas 57 espécies de esponjas (52 marinhas e cinco dulcícolas), pertencentes a quatro classes, 18 ordens, 31 famílias e 41 gêneros. Esse número representa cerca de 9% da riqueza nacional do grupo e certamente está subestimado devido a lacunas amostrais em diversas regiões do estado. A Classe mais especiosa é Demospongiae (47), seguida de Calcarea (7); Homoscleromorpha (1), Hexactinellida (1), entre as ordens, a que possui mais espécies é Verongida (9), seguida de Haplosclerida (6) e Spongillida (5) – água doce, Dictyoceratida (4) e Clathrinida (4), sendo essa última da classe Calcarea.  Entre eles há uma espécie exótica da Classe Calcarea – Heteropia glomerosa (Bowerbank, 1873) encontrada no Porto do Pecém.

 

Como citar esta lista:

SALANI, S.; OLIVEIRA, M. SANTOS, G.G.2021. Lista de Porifera do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/porifera. Acessado em: [data]. 

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Dra. Sula Salani – (Museu Nacional do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade de Brasília)

Coordenadora da Lista de Porifera

 

Prof. Dr. George Joaquim Garcia Santos – (Universidade Federal do Cariri)

Pesquisador da Lista de Porífera

 

Mariany Oliveira – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisadora da Lista de Porífera

 

 

Fotos: