PLANÁRIAS

O inventário de planárias do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes coletados na costa do Ceará. É um grupo pouco estudado globalmente e há poucos dados disponíveis para a costa Nordeste brasileira e nenhum para a costa do Ceará. As identificações taxonômicas seguiram a proposta de Faubel (1984) e a literatura apropriada.

 

Foram registradas 18 espécies de policladidos para a costa do estado do Ceará. O táxon Cotylea apresentou 12 espécies distribuídas nas famílias: Euryleptidae (duas), Cestoplanidae (uma), Prosthiostomidae (duas) e Pseudocerotidae (sete). Acotylea apresentou seis espécies, distribuídas em cinco famílias: Euplanidae (uma), Cryptocelidae (uma), Notoplanidae (uma), Stylochoplanidae (duas) e Stylochidae (uma). A maior diversidade de Cotylea reportada não reflete diretamente o ambiente real. A classificação taxonômica de Acotylea é fortemente baseada em morfologia interna, o que é um grande obstáculo para a identificação dos indivíduos desse táxon. 

 

PLANÁRIAS MARINHAS

O filo Platyhelminthes constitui os vermes achatados, genericamente chamados de planárias, além de alguns conhecidos parasitas de vertebrados como as tênias, fascíolas e o agente causador da esquistossomose (Schistosoma mansoni). Tradicionalmente, o filo era dividido em quatro classes: Turbellaria, Cestoda, Trematoda e Monogenea. Atualmente, o filo foi reorganizado e divide-se em dois táxons: Catenulida e Rabditophora (Baguñà et al., 2008). Dentro dessa nova classificação, os platelmintos de vida livre (antiga classe Turbellaria) foram colocados no táxon Rabditophora, com exceção de Acoela. Dentro de Rabditophora, dois táxons destacam-se por atingirem grandes dimensões dentre os platelmintos: Polycladida e Tricladida. Estes são conhecidos como os macroturbelários. Atingem dimensões maiores que 1 mm, alcançando geralmente tamanhos entre 1 e 10 cm (Carbayo et al.,2008). 

 

Dentre os macroturbelários destacam-se os policladidos que são majoritariamente marinhos, caracterizados pelo intestino dividido em vários ramos que partem de um ramo central. O corpo em geral é ovóide, podendo haver ou não a presença de estruturas, tais como tentáculos, papilas, ocelos e ventosas (Newman e Cannon, 2003). Os policladidos são, em sua maioria, de hábito bentônico. Seus principais habitats são o substrato rochoso na zona entre marés e recifes de corais (Newman e Cannon, 2003). Entretanto, podem habitar outros tipos de ambientes, por exemplo, substrato inconsolidado (lama ou areia), algas e cavidades de outros organismos (moluscos, crustáceos e equinodermos). São animais carnívoros, apresentando como principais presas organismos sésseis ou sedentários (ascídias, esponjas, cracas e bivalves). Contudo, algumas espécies são conhecidas por predar diversos organismos como gastrópodes, caranguejos e equinodermos (Ritson-Williams et al., 2006). 

 

Como citar esta lista:

MATTHEWS-CASCON, H.; TORRES, Y. 2021. Lista de Planárias Marinhas do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/planárias.  Acessado em:  [data] 

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Profa. Phd. Helena Matthews-Cascon – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenadora da Lista de Planárias Marinhas

 

Msc. Yan Torres – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisador da Lista de Planárias Marinhas

 

 

 

Fotos: