MOLUSCOS

O inventário de moluscos do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes depositados na Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews da Universidade Federal do Ceará, publicações em revistas científicas e capítulos de livros. Nesse documento, também foram consideradas as espécies exóticas com ocorrência no estado, estando registradas até o momento oito espécies. As identificações seguem a taxonomia proposta pelo Molluscabase (Molluscabase eds, 2021).

 

Os moluscos formam o segundo maior filo do reino Animal em número de espécies, sendo organismos de hábitos bem diversificados e distribuídos por todo o globo. Esses animais fazem parte da história humana desde a Pré-história, sendo coletados e cultivados para o uso na alimentação humana e produção de pérolas, além de suas conchas serem utilizadas com diversas finalidades, como rituais religiosos, peças de artesanato e coleções. Embora existam algumas espécies terrestres, os moluscos são animais predominantemente aquáticos e ocupam os ambientes marinho, estuarino e de água doce.

 

Ao todo, foram inventariadas 670 espécies de moluscos, pertencentes a cinco classes, 181 famílias e 437 gêneros. Esse número representa cerca de 22% das espécies já registradas para o Brasil, considerando as estimativas do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (COPPETEC-UFRJ, 2021). O número de espécies de moluscos registradas para o Ceará certamente está subestimado, uma vez que a maioria dos estudos realizados concentra-se na região costeira, que inclui praias arenosas, praias rochosas e estuários. Assim, o conhecimento sobre as espécies aquáticas marinhas e estuarinas é maior quando comparado ao das espécies aquáticas de água doce e terrestres. Nesse sentido, para os grupos que habitam os ambientes terrestres e de água doce, optou-se por apresentar toda a informação disponível, incluindo registros no nível de taxonômico de gênero. A classe mais representativa foi Gastropoda, com 122 famílias, 269 gêneros e 421 espécies, seguida por Bivalvia, com 48 famílias, 152 gêneros e 225 espécies.

 

Confira abaixo algumas informações sobre os moluscos terrestres e aquáticos (de água doce, estuarinos e marinhos) e a Lista de moluscos do Ceará.

 

Moluscos terrestres

Os moluscos terrestres, popularmente conhecidos como lesmas e caracóis, são gastrópodes sem brânquias e que fazem as trocas gasosas por meio de uma estrutura especializada que atua como pulmão. Estes animais ocorrem geralmente em ambientes úmidos, em áreas de mata nativa e alteradas, tais como jardins, terrenos baldios, pequenas hortas e cultivos agrícolas (Sturm et al., 2006), podendo ainda estar presentes em ambientes submetidos a longos períodos de seca, como a Caatinga (Oliveira, 2017).

 

Poucos são os estudos envolvendo moluscos terrestres no Ceará, com a maioria dos relatos e descrições sendo antiga, limitada ou pouco detalhada (Betanho, 2011). O presente inventário registra 33 espécies de moluscos terrestres para o estado do Ceará. 

 

Moluscos de água doce

Existem gastrópodes e bivalves que habitam ambientes de água doce, como rios, lagoas e açudes. No Brasil, são conhecidas 308 espécies, sendo 193 gastrópodes e 115 bivalves.

 

No Ceará, os estudos com estes organismos são escassos, estando registradas 12 espécies de gastrópodes até o momento. Estes gastrópodes merecem atenção, pois foi registrada a ocorrência de espécies de importância médico-sanitária, por serem vetores de doenças, como é o caso dos planorbídeos (família Planorbidae), que são hospedeiros intermediários de esquistossomose e fasciolose. Apesar de também existirem bivalves em ambientes de água doce, ainda não existem estudos que tenham registrado estes animais no estado do Ceará.

 

Moluscos marinhos e estuarinos

Os moluscos marinhos e estuarinos são representados pelos búzios, mexilhões, mariscos, ostras, quítons, lulas, polvos e lesmas-do-mar, entre outros. São animais bastante frequentes em vários habitats, como sedimentos e vegetação em áreas estuarinas, fundos marinhos arenosos vegetados e não vegetados, substratos consolidados, na plataforma continental e em ambientes profundos (Rocha-Barreira et  al., 2017). Estes moluscos formam o grupo mais amplamente estudado ao longo da costa brasileira.

 

A riqueza de espécies de moluscos marinhos e estuarinos brasileiros totaliza cerca de 1690 espécies (Rios, 2009). Acredita-se, entretanto, que esta riqueza seja ainda subestimada, principalmente nas regiões norte e nordeste do litoral brasileiro. Neste inventário, são registradas 616 espécies, sendo 367 gastrópodes, 226 bivalves, oito cefalópodes, oito quítons e sete escafópodes.

 

Como citar esta lista:

MATTHEWS-CASCON, H.; ROCHA-BARREIRA, C.A.; MAIA, R.C.; GALVÃO FILHO, H.C.; BARROSO, C.X. 2021. Lista de moluscos do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/moluscos. Acessado em: [data]

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Profa. Phd. Helena Matthews-Cascon – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenadora da Lista de Moluscos

 

Profa. Dra. Cristina de Almeida Rocha-Barreira – (Universidade Federal do Ceará)

Vice-coordenadora da Lista de Moluscos

 

Profa. Dra. Rafaela Camargo Maia – (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)

Pesquisadora da Lista de Moluscos

 

Dr. Hilton de Castro Galvão Filho – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisador da Lista de Moluscos

 

Dra. Cristiane Xerez Barroso – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisadora da Lista de Moluscos

 

 

Fotos:

Bivalve Lima caribaea

 

Gastrópode Littoraria angulifera

 

Cefalópode Octopus insularis

 

Quíton