ANNELIDA

Os anelídeos (Filo Annelida, do grego annelus – anelados) constituem um grupo de invertebrados extremamente abundante e diversificado, distribuindo-se em todos os habitats onde há água ou, pelo menos, umidade suficiente para sua sobrevivência. Alguns são minúsculos, vivendo em meio aos grãos de sedimento (meiofauna), outros podem atingir mais de 3 m de comprimento. São particularmente diversificados no ambiente marinho, habitando desde a zona de praia (entremarés) e estuários até as fossas oceânicas, mas também vivem em água doce e no ambiente terrestre úmido (AMARAL, NONATO, 1996; BRUSCA, MOORE, SHUSTER, 2018; PAIVA, 2006; READ, FAUCHALD, 2021). 

 

Dentre os animais de corpo vermiforme, são os que apresentam maior diversidade de formas, algumas das quais são bem conhecidas, como as minhocas e sanguessugas, mas a maior parte do grupo não é reconhecida popularmente. O nome “anelídeo” deve-se principalmente ao fato de seu corpo apresentar-se como segmentos homólogos, que se repetem (metameria), assemelhando-se a anéis justapostos, muito embora alguns subgrupos tenham perdido a anelação aparente externa ao longo de sua história evolutiva. Estudos filogenéticos moleculares recentes demonstraram que alguns grupos animais classificados como filos distintos, como Sipuncula e Echiura, são agora considerados anelídeos (BRUSCA, MOORE, SHUSTER, 2018).

 

O inventário de Annelida do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes depositados na Coleção de Annelida do Instituto de Ciências do Mar (CAICM), coleção científica regional, publicações em revistas científicas, teses, dissertações e monografias, inventários, bases de dados e registros fidedignos de ocorrência e coleta de espécimes. Não foram consideradas, neste documento, as espécies reconhecidamente exóticas e extintas. Inicialmente, foram levantadas as espécies marinhas e estuarinas. As identificações seguem a taxonomia proposta no World Polychaeta Database (READ, FAUCHALD, 2021).

 

Ao todo, foram inventariadas 192 espécies de anelídeos, pertencentes a 33 famílias e 162 gêneros. As famílias mais especiosas são Syllidae (n = 30), Sabellidae (n = 17) e Nereididae (n = 12). Há quatro espécies que foram descritas a partir de exemplares do litoral cearense, três das quais ainda são consideradas endêmicas, pela falta de registros em outras localidades.

       

Como citar esta lista:

FRANKLIN-JR., W. 2021. Lista de Anelídeos do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/annelida/ Acessado em: 

 

EQUIPE TÉCNICA

Dr. Wilson Franklin Junior – (Universidade Federal do Ceará – Instituto de Ciências do Mar)

Coordenador da Lista de Anelídeos

 

 

Fotos:

Eulalia myriacyclum (Schmarda, 1861). Fam. Phyllodocidae.

 

Branchiomma patriota Nogueira, Rossi & Lopez, 2006. Fam. Sabellidae.

 

Perinereis anderssoni Kinberg, 1865. Fam. Nereididae.