ÁCAROS

O inventário de ácaros do Estado do Ceará foi elaborada a partir do levantamento de espécimes depositados em diversas coleções regionais, nacionais e internacionais; publicações em revistas científicas, inventários, bases de dados e registros fidedignos de encalhes e avistamentos de espécies. As identificações até o nível de família foram baseadas no livro “A Manual of Acarology” escrito por Krantz e Walter e publicado em 2009, enquanto que as identificações a nível de gênero e espécie foram baseadas nas respectivas descrições e redescrições originais.

 

Ao todo, foram inventariadas 129 espécies de ácaros e carrapatos, pertencentes a quatro ordens, 20 famílias e 60 gêneros. Esse número representa cerca de 5% da riqueza nacional do grupo* e certamente está subestimado devido a lacunas amostrais em diversas regiões do estado. As ordens mais especiosas são Mesostigmata (n = 60), Trombidiformes (41), Ixodida (n = 23) e Sarcoptiformes (5), respectivamente. Confira abaixo a Lista de ácaros e carrapatos do Ceará.

 

* De acordo com o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/ConsultaPublicaUC.do) há 2360 espécies de ácaros e carrapatos no Brasil.

        

Como citar esta lista:

MELO, J.W.S.; LIMA, D.B.; GONDIM JUNIOR, M.G.C.; JACINAVICIUS, F.C.; BASSINI-SILVA, R. 2021. Lista de Ácaros do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/acaros. Acessado em: 

 

EQUIPE TÉCNICA

Prof. Dr. José Wagner da Silva Melo – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenador da Lista de Ácaros

 

Prof. Dr. Débora de Lima – (Universidade Federal de Pernambuco)

Pesquisadora da Lista de Ácaros

 

Prof. Manoel Guedes Corrrea Gondim Junior (universidade Federal Rural de Pernambuco)

Pesquisador da Lista de Ácaros

 

Dr. Fernando de Castro Jacinavicius – (Instituto Butantan)

Pesquisador da Lista de Ácaros

 

Dr. Ricardo Bassini-Silva – (UNESP/Jaboticabal)

Pesquisador da Lista de Ácaros

 

Fotos de espécies de ácaros encontrados no Ceará:

 

Ácaro Tetranychus urticae sendo predado pelo ácaro Neoseiulus idaeus.

Foto: Rosenya M.C. Filgueiras – Laboratório de Acarologia UFC.

 

Ácaro predador Amblyseius largoensis alimentando-se de ovos do ácaro Raoiella indica.

Foto: Maria E.N. Barros – Laboratório de Acarologia UFC.

 

Carrapato Amblyomma auricularium (Conil, 1878) parasitando Tatu-galinha, Dasypus novemcinctus. Fonte: Fonseca et al. 2013 [ZAAS Fonseca et al. Ocorrência de Amblyomma auricularium (Conil, 1878) em tatus-galinha de vida livre (Dasypus novemcinctus) (Xenartra: Dasypodidae) No estado do Ceará, Brasil. Acta Veterinaria Brasilica, v.7, n.3, p.233-236, 2013]

 

Fóssil de ácaro Parasitengona, Pararainbowia martilli Dunlop 2007, coletado da formação Crato, Nova Olinda. Fonte: Dunlop 2007 [DOI 10.1002/mmng.200700001]