ABELHAS

O inventário de abelhas do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes depositados em diversas coleções regionais, nacionais e internacionais; publicações em revistas científicas, inventários, bases de dados e contou com a colaboração de taxonomistas que confirmaram a ocorrência das espécies no estado (ver lista de referências abaixo). As identificações seguem a taxonomia proposta por Michener (2007).

 

Ao todo, foram inventariadas 148 espécies de abelhas, pertencentes a uma ordem, cinco famílias e 72 gêneros. Esse número representa cerca de 8% da riqueza nacional do grupo e certamente está subestimado devido a lacunas amostrais em diversas regiões do estado e a ocorrência de muitos espécimes identificados apenas até o nível de gênero na maioria dos estudos. Apidae é a família com maior número de espécies (111), seguido de Megachilidae (12), Halictidae (12), Colletidae (7) e Andrenidae (6).

 

Na presente lista constam apenas as espécies de abelhas nativas e contemporâneas confirmadas do Estado do Ceará, não tendo sido consideradas neste documento as espécies exóticas e extintas. Portanto, cinco espécies de abelhas exóticas identificadas ocorrendo no estado, seja devido à ação de criadores de abelhas ou por meio de invasões biológicas espontâneas, não foram incluídas. Apesar de não listadas no inventário, fazemos questão de relacioná-las aqui por questão de registro de ocorrência no estado, contexto histórico e informação da sua natureza exótica ao Ceará: Apismellifera, Meliponamondury, Meliponarufiventris,Meliponafasciculata, Lithurgushuberi.

 

Também não foi incluído no inventário de abelhas do Ceará material coletado no estado, mas identificado como aff. (affinis). Esse material poderá ser incorporado em atualizações futuras da lista, caso venha a ser confirmada a identidade da espécie ou descrição como outra espécie que ainda não conste na lista atual. No momento, são onze casos nessa situação: Augochlora (Oxystoglossella) aff.  mendax, Augochlora (Oxystoglossella) aff. semiramis, Cephalotrigonaaff. femorata, Euglossa cf. hemichlora, Megachileaff. susurrans, Partamonaaff. rustica, Partamonaaff. seridoensisPlebeiaaff. flavocincta, Scaptotrigonaaff. depilis, Trigonaaff. fuscipennis e Trigoniscaaff. extrema.

 

Como citar esta lista:

FREITAS, B.M.; PEREIRA, J.S.; CAVALCANTE, M.C.; ALVES, J.E.; FELIX, J.A.; MASCENAS, V.M.; SILVA, S.O.; LIMA-VERDE, L.W.; 2021. Lista de Abelhas do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/abelhas. Acessado em: [data]

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Prof. Dr. Breno Magalhães Freitas – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenador da Lista das Abelhas

 

Janaely Silva Pereira – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisadora da Lista das Abelhas

 

Prof. Dr. Marcelo Casimiro Cavalcante – (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Pesquisador da Lista das Abelhas

 

Prof. Dr. José Everton Alves – (Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Pesquisador da Lista das Abelhas

 

 

Dr. Jânio Angelo Félix – (Senar RO)

Pesquisador da Lista das Abelhas

 

Prof. Dr. Valdenio Mendes Mascena – (IFCE – Crateús; Faculdade Princesa do Oeste-Crateús)

Pesquisador da Lista das Abelhas

 

Sara Oliveira da Silva – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisadora da Lista das Abelhas

 

Dr. Luiz Wilson Lima Verde

Pesquisador da Lista das Abelhas

 

Fotos de abelhas nativas do Ceará:

Abelha sem ferrão jandaira (Melipona subnitida) em flor de mutre (Aloysia virgata).

Foto: Breno M. Freitas

 

Abelha mamangava Xylocopa cearensis visitando flor de melancia (Citrullus lanatus).

Foto: Isac G.A. Bomfim

 

Abelha das orquídeas Euglossa cordata com células de cria. Foto: Breno M. Freitas

 

Abelha coletora de óleo Centris analis entrando em seu ninho.

Foto: Breno M. Freitas