Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas

O Dia de Limpeza de Praias, Rios, e Lagoas foi criado pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional, ECO-92. No estado do Ceará, desde 1993, o Governo realiza campanhas de educação ambiental nas áreas do entorno dos recursos hídricos, sobretudo aqueles localizados nas Unidades de Conservação.

 

O principal objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através da participação e do engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente. A ideia é ser o exemplo do cuidado necessário com a água e com a vida no planeta.

 

Nesse sentido, as Unidades de Conservação Estaduais, municípios, escolas, Universidades, ONG’s e setor privado trabalham em parceria, sob a coordenação da SEMA, para realizar atividades de educação ambiental, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, exposições e mutirões de limpeza e conscientização da população que utiliza os recursos hídricos para os diversos fins.

 

Nas ações de limpeza, todos os resíduos são coletados por tipo, com separação dos recicláveis e dos orgânicos, contribuindo assim para difundir a coleta seletiva como uma prática diária. Além disso, os voluntários conversam com os frequentadores sobre a importância do cuidado com o lixo gerado, entregam sacolas veiculares e materiais educativos.

 

A partir de 2019, a SEMA trabalhará esta campanha na mesma data a ser comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Praias (terceiro sábado de Setembro), convergindo esforços para um mesmo propósito.