Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe

O Projeto é uma parceria da SEMA com o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa. Tem como objetivo o manejo de, no mínimo, 5.000ha da Caatinga com a implantação de 17 planos de manejo florestal de uso múltiplo, além do estabelecimento de mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, por meio de 17 Planos de Negócios implantados com base nos Planos de Manejos.

A implantação do Plano de Manejo nos assentamentos rurais vem beneficiando, aproximadamente, 530 famílias e apresenta vantagens para a região como suprimento de energéticos florestais, pois a vegetação da Caatinga é tolerante as secas, assim como apresenta a capacidade de rebroto por tocos e raízes, desse modo assegurando que não terá risco de perda do recurso florestal por motivo de seca.

O Projeto abrangerá 06 municípios da Região do Baixo Jaguaribe, sendo eles: Russas, Morada Nova, Ibaretama, Ibicuitinga, Beberibe e Ocara.

O Projeto tem como produto a elaboração de 17 Planos de Manejo Florestal de Uso Múltiplos; a elaboração e implantação de 17 Planos de Negócios; a assistência técnica nos 17 assentamentos.