Todas as notícias

Todas as notícias

Como parte da programação do Junho Ambiental 2026, os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Brejo Santo participaram, no dia 23 de junho, de uma atividade educativa no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), voltada ao conhecimento e à valorização da flora nativa da Caatinga. A programação incluiu a apresentação "Conhecendo a Coleção Didática de[...]

Integrando a programação do Junho Ambiental 2026, uma enriquecedora trilha ecológica reuniu, nesta terça-feira (23), Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, na região da Caponga da Bernarda, em Aquiraz. A atividade incluiu uma visita ao Mirante Cristo Redentor e proporcionou uma experiência de aprendizado, sensibilização ambiental e[...]

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e com a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (Giz) promoveram a 1ª Oficina Estadual da Iniciativa AdaptaCidades. A abertura do evento que marcou o início das atividades presenciais do AdaptaCidades no[...]

A SEMA promoveu um encontro da Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) com representantes de diferentes áreas da instituição. A iniciativa teve como objetivo alinhar ações, integrar setores e fortalecer a incorporação de práticas socioambientais no cotidiano do serviço público. Realizado no Parque Adahil Barreto, o momento proporcionou a troca de experiências[...]

A inauguração do novo aterro sanitário de Pacajus representa um importante avanço para a gestão de resíduos sólidos no Ceará, ampliando a infraestrutura ambiental do estado e fortalecendo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos na Região Metropolitana de Fortaleza. Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do[...]

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), realizou uma formação do Programa Parque-Escola: Aprendendo com a Natureza 2026, iniciativa que transforma as unidades de conservação estaduais em espaços de aprendizagem e educação ambiental. A atividade foi realizada na manhã da[...]

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Conservação da Biodiversidade (Cobio) e do Parque Estadual Botânico do Ceará, realizou, capacitação em produção de mudas, voltada para viveiristas, técnicos de secretarias municipais do Meio Ambiente, jardineiros da Sema entre outros participantes[...]