OBSERVATÓRIO COSTEIRO E MARINHO DO CEARÁ (OCMCeará)

O mar do Ceará apresenta uma grande diversidade de ambientes e uma rica biodiversidade marinha, essenciais para o desenvolvimento econômico do estado. Contudo, a exploração e uso desses recursos marinhos devem ser realizados de modo a incentivar uma boa administração dos ambientes oceânicos. Desse modo, o conceito de  “Economia do Mar”, ou “Economia Azul”, surge como forma de incentivar o crescimento econômico, a inclusão social e a melhora dos meios de subsistência de modo a garantir a sustentabilidade ambiental dos oceanos e áreas costeiras.

A conservação e uso sustentável dos recursos naturais é condição necessária para a promoção da qualidade de vida da população cearense, para a redução da pobreza, conservação dos bens e serviços ambientais e a sustentabilidade de diversas atividades sociais, culturais e econômicas que são sustentadas pelo capital natural. Entretanto, é necessário fomentar o conhecimento científico da área socioambiental e sua aplicação para elaborar políticas públicas e subsidiar tomadas de decisão inovadoras que tragam resultados práticos para toda a sociedade.

Nesse contexto, faz-se necessário uma ferramenta que contribua para o planejamento estratégico de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável da Economia do Mar. Desse modo, surgiu o Observatório Costeiro e Marinho do Ceará (OCMCeará), que tem como missão ser um instrumento multidisciplinar e participativo de articulação entre as universidades, o poder público, as entidades privadas e a sociedade civil, tendo como base as definições da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro (Lei nº 13.796, de 30 de junho de 2006).

O OCMCeará busca reunir profissionais e lideranças que atuem no campo da conservação e manutenção do meio ambiente, principalmente aqueles que são focados na Zona Costeira e no Ambiente Marinho do estado do Ceará, de modo a permitir uma melhor interação entre entes envolvidos e assim otimizar as tomadas de decisões na gestão costeira do estado. Seu principal objetivo é organizar informações, realizar estudos e análises capazes de subsidiar às esferas públicas e privadas, bem como a comunidade, ações que contribuirão para uma melhor gestão da zona marinha e costeira do Ceará, além de realizar a ligação entre a produção acadêmica e a sociedade em geral.

Dessa forma, o foco principal do OCMCeará é a Zona Costeira e o Ambiente Marinho do Ceará, visando principalmente a manutenção, conservação e o uso sustentável desses ambientes. O OCMCeará representa a união da academia, da gestão pública e da sociedade civil, especialmente aqueles que vivem e trabalham na zona costeira e que também dependem do ambiente marinho para sobreviver.

LINHAS TEMÁTICAS

O OCMCeará contará inicialmente com quatro eixos principais de pesquisa, os quais foram definidos devido sua grande relevância para a sociedade cearense. Espera-se que futuramente possam ser encaixados novos eixos temáticos e assim maximizar a participação do OCMCeará na tomada de decisão sobre a Zona Costeira e ao Ambiente Marinho do estado. Atualmente são eixos temáticos:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E IMPACTOS COSTEIROS:

Visando o melhor entendimento acerca das dinâmicas que compõem os ambientes costeiros cearenses, o primeiro eixo temático que integra as linhas de atuação do OCMCeará tem como objetivo acompanhar as mudanças, desenvolvimento e usos diversos nesses locais facilitando, assim, a tomada de decisão e seu gerenciamento.

ECONOMIA DO MAR:

O entendimento das atividades econômicas que apresentam influência direta ou que utilizem, indiretamente, o ambiente marinho, é essencial para o planejamento marinho. A delimitação de áreas para cada atividade econômica tem como finalidade evitar a sobreposição das mesmas, e diminuir, assim, possíveis prejuízos econômicos, sociais e ambientais.

PROTAGONISMO SOCIAL DAS COMUNIDADES COSTEIRAS:

Tendo como objetivo principal a promoção e a apropriação do conhecimento científico pela população em geral, essa ação pretende ampliar o conhecimento e a participação da popular acerca do que é produzido no meio acadêmico.

RISCOS À BIODIVERSIDADE MARINHA E COSTEIRA:

Por meio da utilização de geotecnologias disponíveis, como por exemplo, sensoriamento remoto e websig, essa linha de atuação visa compreender a dinâmica de animais que utilizam o ambiente costeiro para se reproduzir ou se alimentar, como é o caso de tartarugas, mamíferos e aves marinhas. A melhor compreensão da relação entre tais animais e os ambientes marinhos e costeiros facilitará ações de preservação e proteção desses organismos.

REDE COLABORATIVA

A rede colaborativa do Observatório Costeiro e Marinho do Ceará tem como missão permitir a troca de informações e conhecimentos entre seus entes e o OCMCeará, a fim de elaborar técnicas e estratégicas para permitir o desenvolvimento das atividades do mesmo, e executar de maneira satisfatória seu plano de ação. Seu principal objetivo é organizar informações, realizar estudos e análises capazes de subsidiar as esferas públicas e privadas, bem como a comunidade. Esta rede será composta por representantes do Poder Público, da Universidade e da Sociedade Civil, com o propósito de representar da melhor forma as necessidades de cada ente participativo através das ações do Observatório.

O Observatório Costeiro e Marinho do Ceará é um produto do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente que ocorre na Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e tem por agência de fomento a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Para sugestões, mais informações e em caso de dúvidas: cientistachefesema@gmail.com

Equipe Técnica e Coordenadores de Núcleo do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará

Prof. Dr. Luís Ernesto Arruda Bezerra

Cientista-Chefe em Meio Ambiente