APA DO LAGAMAR DO CAUÍPE

A beleza iluminada da APA do Lagamar do Cauípe, com as dunas móveis na margem direita do Rio Cauípe e as dunas fixas na margem esquerda, é marcada, também, pelo sangradouro do rio e pela vegetação nativa, que compreende verdejantes cajueiros, muricis, mutambas, pinhões bravos e azeitonas do mato. Foi criada pelo decreto nº 24.957/1998. A APA se localiza no município de Caucaia, com extensão territorial de 1.884,46 hectares. Por ficar na zona de influência do Complexo do Pecém (CIPP) e na zona de amortecimento da Estação Ecológica do Pecém, o Lagamar do Cauípe é considerado um ponto estratégico prioritário para a preservação regional e um corredor ecológico para diversos animais, como pequenos répteis, mamíferos herbívoros e aves, além de artrópodes.

Diploma Legal de Criação: Decreto Estadual 24.957, de 05/06/1998

Área: 1.884,46 hectares (ha).

Município: Caucaia.

Ecossistema: Planície flúvio-lacustre.

Acesse: Plano de Manejo

Atrativos: A área é propícia para atividades ligadas à pesca esportiva, ao turismo, à prática de esportes náuticos à vela como windsurf, kitesurf e caminhadas ecológicas nas dunas e lagoas.

Endereço da Sede: Avenida Beatriz Braga, rodovia CE 421, 58km, CEP: 62674-000

Cidade: SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE