Certificações Praia Limpa e Bandeira Azul estudam possível interface

9 de julho de 2020 - 15:02


A equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e membros da Comissão Técnica da Certificação Praia Limpa, reuniram-se com a coordenadora, Leana Paula Bernardi, do Programa Bandeira Azul, um selo de caráter socioambiental, amplamente reconhecido em todo o mundo. O encontro virtual, ocorrido na tarde da última quarta-feira (8/7), foi promovido pela Codes/SEMA.

O objetivo foi apresentar a Certificação Praia Limpa. “Queremos e promover a troca de experiências com representantes do Bandeira Azul”, disse Massilia Albano, da Codes/SEMA e da Comissão Técnica do Praia limpa. A coordenadora do programa internacional ficou “surpresa e agradecida” com o selo da SEMA. “É a primeira vez que eles têm o conhecimento de que um estado promove este tipo de certificação”, completou Massília.

De acordo com Wersângela Duavi, da Codes/SEMA e também da Comissão Técnica da Certificação Praia Limpa, na ocasião, foram discutidos objetivos, expectativas e metodologia aplicada em cada uma das certificações, assim como uma possível interface com o selo internacional. Também participaram do encontro online: os representantes do organização Greenews, Mayra Dias e Leonardo Lima, membros da Comissão Técnica da Certificação Praia Limpa.

Praia Limpa

A Certificação Praia Limpa (https://www.sema.ce.gov.br/certificacao/certificacao-praia-limpa/), criada pela Lei nº 13.892/2007, é um programa do Governo do Estado do Ceará, realizado por meio da SEMA. Tem como objetivo, “identificar as praias dos municípios litorâneos cearenses que desenvolvam ações e medidas efetivas de proteção e aplicabilidade dos instrumentos da Política Ambiental, além de, incentivar a promoção da conservação e restauração do patrimônio natural e contribuir para o favorecimento da atividade turística sustentável em nosso Estado”.

A praia que auferir pontuação igual ou maior que 30 pontos – nota de corte – será classificada em uma das três categorias: Três Estrelas do Mar (30 a 42 pontos); Quatro Estrelas do Mar (42 a 54 pontos) e Cinco Estrelas do Mar (55 a 60 pontos). As inscrições para a 5ª. Edição da Certificação estão abertas. Para mais informações sobre o programa, entrar em contato pelo e-mail com: massilia.santos@sema.ce.gov.br .