SEMA participa de debate sobre Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza

10 de setembro de 2019 - 15:28

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, representou a SEMA em debate sobre o cenário hídrico de municípios do litoral leste do Ceará, durante reunião itinerante que ocorreu nesta terça-feira (10/9), pela manhã, no auditório do Hotel Dom Pedro Laguna, em Aquiraz. O evento, promovido pela Cogerh e pelo Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, teve o objetivo de estimular canais de participação da sociedade civil e dos usuários de água no processo de cogestão dos recursos hídricos.

Bruno lembrou que a política de recursos hídricos do Estado é uma “referência nacional”. Discorreu sobre a política de florestamento e reflorestamento, essencial para o proteção dos mananciais. “O Ceará em 2016 e 2017, dentre os 17 estados que possuem mata atlântica, ficou entre os que menos desmataram”, informou. Falou também sobre o Pacto pelo Cocó, inciativa que quer tornar o maior rio da capital novamente balneável. Finalmente, ressaltou que boa parte dos problemas da poluição dos nossos rios tem relação direta com os mais de 300 lixões existentes no Estado. “A nossa política de resíduos sólidos que acabar com esta vergonhosa progressivamente e vários municípios estão criando consórcios para lidar adequadamente com o lixo”.

Entenda o papel do Comitê de Bacias da RMF

O Comitê de Bacia da RMF, criado pelo Decreto estadual nº 26.902 de 16 de janeiro de 2003, é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo. É constituído por 60 instituições membros, estando essas distribuídas nos seguintes segmentos: Sociedade Civil – 30%, Usuários – 30%, Poder Público Municipal – 20% e Poder Público Estadual – 20%.