Secretário Bruno recebe orquidófilos na SEMA

21 de agosto de 2019 - 16:49

O secretário Artur Bruno recebeu na tarde de hoje (21/8), em seu gabinete, os orquidófilos Marcelo Carvalho, Michele Canário e Stela Hubos. Na pauta do encontro uma possível parceria entre a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) . O objetivo é levar para os parques estaduais Cocó, em Fortaleza, e Botânico, em Caucaia , o projeto que a ACEO tem com a empresa Leroy Merlin.

Segundo a orquidófila, Michele Canário, a empresa doa à ACEO, orquídeas que seriam descartadas como resíduos. “Nós pegamos e coletamos estas plantas para fazer um trabalho de preservação”, disse Michele. A ideia é integrar essas orquídeas ao paisagismo das unidades de conservação (UCs), em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza. “Queremos colocar nas árvores dos parques da cidade para compor o paisagismo”, completou.

Nesta parceria com a SEMA, a ACEA pretende visitar o Botânico e conhecer o orquidário da UC para uma possível revitalização do mesmo. Também existe a possibilidade de ser realizado no Botânico uma homenagem ao engenheiro agrônomo Waldir Lima Leite, ex-presidente da Associação e um dos pioneiros e maiores incentivadores do cultivo de orquídeas no Ceará..