Uma tacada certeira na violência contra a mulher

13 de agosto de 2019 - 10:09

Virou rotina, a publicação de notícias, sejam na televisão, nos impressos ou nas redes sociais, sobre os números alarmantes de feminicídios praticados no Brasil. As estatísticas são alarmantes e os casos de violência contra a mulher explodiram neste ano. No Ceará, um grupo de mulheres golfistas preocupadas com a situação, decidiu promover um torneio de golfe para chamar atenção sobre o tema. Na manhã do próximo dia 15 de agosto (quinta-feira), quando a cidade comemora a santa padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora de Assunção, às 7h30 será dada a primeira tacada do torneio GOLFE 180.

O objetivo do torneio é divulgar e contribuir para salvar vidas e banir a violência contra o sexo feminino. Vai ser realizado no minicampo do Parque Estadual do Cocó, unidade de conservação (UC) administrada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). O nome da competição é uma alusão ao número do telefone da Central de Atendimento à Mulher, um serviço sem ônus, tipo disque denúncia, e que não exige a identificação do autor da ligação.

Além de Mês dos Pais, o mês de agosto também é conhecido como o “Mês Lilás” ou mês de conscientização sobre a Lei Maria da Penha. Caracteriza-se pela realização de ações e movimentos com o propósito de alertar a sociedade e defender os direitos da mulher em situação de violência. A lei que completou 13 anos no último 7 de agosto, trata-se de um instrumento legal criado para tentar frear agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar, principalmente.

Hoje, o país ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência doméstica. Para o titular da SEMA, Artur Bruno, sem dúvidas esse é um debate que deve sempre estar em pauta. “E agora chegou por meio da força da tacada das golfistas cearenses que estão dando um bom exemplo de solidariedade e comprometimento com a causa”, disse. A violência de gênero contra a mulher é entendida como problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba mais

– O nome dado à Lei 11.340 de 2006 é uma homenagem a cearense Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo marido durante seis anos até se tornar paraplégica, depois de sofrer atentado com arma de fogo, em 1983.

– Golfe é um tio de desporto no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno, usando o menor número possível de tacadas. É um dos poucos desportos com bola que não exige uma área de jogo normalizada.

Parque do Cocó

– O Parque Estadual do Cocó é um dos maiores parques urbanos do mundo e a mais popular e frequentada área verde de Fortaleza. Está distribuído em 1.571 hectares em meio a uma grande variedade de ecossistemas com rica e diversa flora e fauna, trilhas, espelhos d’água, além de ser cortado pelo rio que deu nome ao parque.

SERVIÇO

Competição GOLFE 180

Dia:15 de agosto (quinta-feira)

Hora: 7h30

Local: Minicampo do Parque Estadual do Cocó.