Campanha “Um dia no Parque” incentiva visitação às unidades de conservação

19 de julho de 2019 - 10:25

Neste domingo, dia 21 de julho, seis unidades de conservação (UCs) estaduais, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participarão da campanha Um Dia no Parque 2019. Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalização Pró-Unidades de Conservação e inspirada na National Parks Week, dos Estados Unidos, a iniciativa convida as pessoas para usufruírem de um dia agradável de lazer, educação ambiental e conscientização.

Para Artur Bruno, titular da SEMA, aproximar o cidadão dos parques é fundamental. “Promove conhecimento e valorização das áreas verdes, que além do valor paisagístico, estocam carbono e evitam a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar a atual crise climática”, disse. O Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, administra 26 unidades de conservação estaduais. Saiba mais em: www.sema.ce.gov.br/unidades-de-conservacao-2/.

Os parques estaduais Botânico, em Caucaia, Cocó, em Fortaleza, Sítio Fundão, no Crato, a Área de Proteção Ambiental (APA) Bica do Ipu, no município de Ipu, a APA da Serra de Baturité , no Maciço e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Sítio Curió, na Lagoa Redonda, em Fortaleza, planejaram e desenvolveram atividades voltadas para participar da campanha Um Dia no Parque 2019.

Segundo George Feijão, gestor do Botânico, além do Projeto Viva o Parque, que já acontece todo domingo, o visitante vai ter a oportunidade de conhecer o acervo do Museu do Meio Ambiente, o Orquidário, o meliponário e caminhar pelos 6 km de trilhas guiadas. “Na Sala Verde serão ministradas oficinas de compostagem e plantio de mudas, e de contação de história também”, relata. As atividades começam às oito da manhã e encerram ao meio dia. Quem for ao Botânico vai ganhar mudas. O parque fica em Caucaia, na CE-090.

A programação do Parque Estadual do Cocó começa cedo, às sete da manhã, com o projeto Viva o Parque e com mais uma edição do #VemPassarinharNoCocó. A coordenadora de Educação Ambiental, Cecília Licarião, fez questão de destacar que a campanha nacional Um Dia no Parque “estimula a curiosidade das pessoas sobre áreas protegidas” e “exatamente” por isso ela programou a atividade de observação de aves.

As crianças que visitarão o Cocó, neste próximo domingo, vão pintar. Não é o sete! Vão pintar espécies faunísticas do bioma Caatinga e que também são encontradas no Parque Estadual do Cocó. “Será uma forma lúdica de apresentar aos pequeninos as nossas espécies”, disse a educadora ambiental. “Enquanto pintam, eles apropriam-se da identidade da fauna existente na área protegida considerada o maior parque urbano do Nordeste”, encerra.

Na ARIE do Sítio Curió, a programação estará atrelada ao Viva o Parque”, informa a gestora Izaura Lila. “Neste domingo, o nosso objetivo é conversar com as pessoas, fazer educação ambiental e trazê-las para dentro da UC”. Segundo Lila, o mais importante é divulgar a ARIE Sítio Curió como um espaço público para lazer e contato com a natureza. “Vai ter slackline, o esporte de equilíbrio, tendas de massoterapia, dança de salão, zumba e aeróbica, e ainda a tenda infantil com inúmeras e divertidas brincadeiras”, relata.

No Maciço de Baturité Um Dia no Parque também começa cedo. Às 7h começa a uma caminhada pela Mata Atlântica. “O percurso é de 4km, com ponto de partida na Praça do Teatro Municipal, no Centro de Guaramiranga e a chegada no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) periquito carasuja”, explica a técnica da APA da Serra de Baturité, Natália Normandes. O REVIS é uma UC para proteger o periquito cara-suja, ave ameaçada de extinção. Na APA Bica do Ipu vai ter rapel, tirolesa e trilha. “Nós vamos doar mudas e material educativo”, informa a gestora Tatianna Angelo.

Para fechar a programação de Um Dia no Parque 2019, no Ceará, a unidade de conservação, Parque Estadual Sítio Fundão, escolheu uma atividade bem “zen”. A gestora Dagila Ribeiro conta que vai ser um “evento de descanso” e acontece em paralelo à Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). “Às oito da manhã começam os piqueniques, às 10h30, a meditação e Yoga e no período da tarde (15h) encerramos com uma boa roda de conversa”, relata.

Saiba mais

A campanha nacional Um Dia no Parque é inspirada no National Parks Week, que acontece nos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas e observar pássaros.

Fotos do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS): Fábio Nunes coordenador do Projeto Periquito cara- suja.