Titular da SEMA participa da solenidade de abertura do XVIII SBGFA

12 de junho de 2019 - 13:39

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participou na noite desta terça-feira (11), da solenidade de abertura do XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (XVIII SBGFA), no auditório principal da Fábrica de Eventos, em Fortaleza. Na ocasião, deu boas vindas aos presentes e destacou o “privilégio” de ser secretário da área ambiental, em um Estado governado por um ambientalista. “Camilo Santana é agrônomo, formado pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em Meio Ambiente e é servidor público concursado de carreira, do Ibama”, disse.

Bruno disse aos presentes, o quanto considera importante a Geografia para o desenvolvimento do Brasil e o quanto a realização do XVIII SBGFA é “oportuna, neste momento decisivo do nosso país”. Segundo o titular, “nunca se precisou tanto de geografia como estamos precisando agora”. Sobretudo, quando algumas autoridades viajam ao exterior para participar de grandes eventos e “ mostram um total desconhecimento da história, da geografia e da política” brasileira.

O XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada foi aberto pela professora Lidriana Pinheiro, coordenadora geral do evento. Ela disse que o tema escolhido para este ano, “Geografia Física e as Mudanças Globais”, trazem grandes desafios e exigem suporte nas políticas públicas. “A Geografia assume o papel importante na sustentabilidade do nosso planeta”, disse. O XVIII SBGFA recebeu mais de 1.300 inscrições o que é considerado um número recorde.

A SEMA, por meio da Célula de Diversidade Biológica (Cedib) está participando do XVIII SBGFA. Na manhã de hoje, o técnico da Cedib, Renan Guerra, em parceria com o professor Eduardo Lacerda, do Labomar/UFC, ministrou o minicurso “Uso de Técnicas de monitoramento da erosão costeira do litoral”. E na tarde de hoje, apresenta o estudo: “O voluntariado como política pública em prol da gestão de unidades de conservação estaduais do Ceará e do Brasil”.

Além da apresentação dos trabalhos, a SEMA está com um espaço na área do evento, no qual expõe projetos e materiais de divulgação da Secretaria do Meio Ambiente e também faz doação de mudas de espécies nativas.