Abertura da Festa Anual das Árvores 2019 acontece dia 17, às 9h, no Parque do Cocó

7 de março de 2019 - 16:05

A Festa Anual das Árvores (FAA) 2019 será aberta oficialmente no dia 17 de março, às 9h, domingo, no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, junto às atividades do Projeto Viva o Parque. O Governo do Estado do Ceará realiza a FAA de 17 de 24 de março de 2019, sob a coordenação da SEMA. Como já é tradicional, o encerramento da FAA será realizado no Parque Estadual Botânico, com a IV Corrida pela Natureza. O evento acontecerá no dia 24 de março, domingo, com largada às 7h, na trilha principal.

O evento conta com parceria de 117 municípios e as Unidades de Conservação Estaduais, além de ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas. Serão realizadas diversas ações em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta e para o bem-estar dos cidadãos.

Neste ano, a SEMA direcionará todos seus projetos para o fomento da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no estado. Assim, buscando a convergência entre a Festa Anual das Árvores e a política da SEMA, o tema a ser trabalhado na campanha será a COMPOSTAGEM. A Lei N.º 16.032/16, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos no âmbito do Estado do Ceará, determina que os municípios implantem sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articulem com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido.

Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se oficinas, palestras, seminários, apresentações artístico-culturais, visitas a viveiros de mudas, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, distribuição e plantio de mudas nativas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

Nos dias 20 e 21 de março, ocorrerá a 3ª Capacitação dos Consórcios Públicos para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Ceará, na qual será abordado o tema Compostagem. O objetivo é capacitar os municípios para a gestão dos resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMR), que serão construídas. Participam deste evento os técnicos dos 8 consórcios municipais de resíduos sólidos do estado, além de técnicos dos 68 municípios integrantes. Maiores informações: www.sema.ce.gov.br.