Reunião discute zoneamento ecológico e econômico da costa cearense

9 de novembro de 2018 - 16:09

Nesta sexta (9/11), às 14h30, na sede da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), houve a primeira reunião com diversas entidades da sociedade civil para apresentação de um Plano de Trabalho – bem como os levantamentos e estudos que vêm sendo realizados na área – para elaboração do Zoneamento Ecológico e Econômico da Zona Costeira (ZEEC) do Ceará. A equipe técnica responsável pelo processo pertence aos quadros da SEMA e da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), que coordenam o processo.

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, entende que este é “o melhor momento para entendermos e sugerirmos a construção de um instrumento que possa otimizar o processo de licenciamento do Ceará, dando mais transparência e segurança técnica às intervenções”. Para além da elaboração do ZEEC, também será formado um Grupo de Trabalho para analisar as questões ambientais relacionadas ao setor imobiliário, turístico e órgãos públicos ambientais.

Além de SEMA e SEMACE, participam do GT: IBAMA, Secretaria de Turismo do Estado (SETUR),a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), Câmara Brasil Portugal-CE, Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), Associação das Gestões Ambientais Locais do Ceará (AGACE), e ainda as empresas Engesoft e GAU. Na oportunidade, os participantes puderam fazer suas observações e dar sugestões acerca do Plano de Trabalho apresentado.