Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Conselheiros da APA das Dunas da Logoinha reúnem-se para a 16a Reunião Ordinária
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Conselheiros da APA das Dunas da Logoinha reúnem-se para a 16a Reunião Ordinária PDF Imprimir E-mail
Qua, 16 de Maio de 2018 15:45

alt

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha realizou a 16a Reunião Ordinária, 2018. Na pauta do encontro, ocorrido no último dia 10 de maio, no Hotel Platô, “Turismo de Base Comunitária para as Comunidades Tradicionais – Rede Tucum - Instituto Terramar”. Segundo a gestora da APA, Ana Michelle, representantes do Programa Rede Tucum, Luana Lúcia, Antônio Gildário e Ágabo Crispin, “apresentaram palestra sobre a importância do turismo comunitário nas regiões do litoral.

“Este é um tipo de “rede” por meio da qual, as populações locais possuem controle efetivo sobre o desenvolvimento local que tem com base a gestão comunitária ou familiar das infraestruturas e serviços turísticos, com respeito ao meio ambiente, valorização da cultura e foco na economia solidária”, explica Ana Michelle.

Também foram destacados pela gestora, os informes sobre a realização da segunda etapa do Projeto de Comunicação Visual, Sinalização e Mobiliário da APA das Dunas da Lagoinha, e sobre a disponibilidade, por parte da gestão da APA, de um ponto de apoio no quiosque localizado no mirante da Praia da Lagoinha, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Paraipaba.

Com relação aos encaminhamentos ficou definido que serão coletadas as autorizações dos proprietários inseridos na APA das Dunas da Lagoinha e da Prefeitura de Paraipaba, permitindo a instalação das placas na unidade de conservação e também, que a coleta dos nomes dos pescadores que não possuem a carteira da Marinha do Brasil será feita por meio da Colônia de Pescadores Z-25.

Participantes

Participaram da 16a Reunião Ordinária representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece), Campanhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), secretarias de Turismo Cultura e Meio Ambiente, de Educação, de Agricultura Pesca e Recursos Hídricos , Secretaria de Infra-Estrutura, do município Paraipaba, da Câmara Municipal de Paraipaba, da Associação dos Bugueiros de Paraipaba e Lagoinha (ABPL), da Associação de Bugres do Município de Paraipaba (ABMP), Conselho Tutelar de Paraipaba, Colônia de Pescadores - Z-25 da Lagoinha e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paraipaba.


 

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2