Página Inicial Sala de Imprensa Notícias SEMA e parceiros vão debater a conservação e a restauração da Mata Atlântica no Ceará
SEMA e parceiros vão debater a conservação e a restauração da Mata Atlântica no Ceará PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Maio de 2018 14:07

O objetivo do I Seminário de Estratégias para Preservação e Conservação da Mata Atlântica é discutir estratégias de conservação e construir um plano de trabalho visando a preservação do bioma

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria deBiodiversidade (Cobio), realiza o I Seminário de Estratégias para Preservação e Conservação da Mata Atlântica. O evento acontece dia 25 de maio, no Campus de Educação Ambiental e Ecológica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti. O objetivo é discutir estratégias de conservação para a Mata Atlântica e construir um plano de trabalho visando a preservação do bioma.

Na ocasião, o secretário Artur Bruno fará o lançamento do edital do Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm). O I Seminário conta com a parceria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da SOS Mata Atlântica, da UECE e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Mário Mantovani, diretor de Politicas Públicas da SOS Mata Atlântica, será um dos palestrantes do seminário. A programação pode ser conferida aqui.

Dados da organização SOS Mata Atlântica apontam que dos 184 municípios do Estado, 67 têm ocorrência do bioma, “o que faz do Ceará um dos 17 estados brasileiros com remanescentes de Mata Atlântica”, disse Artur Bruno. “Originalmente, o bioma cobria cerca de 6% da área do Estado”, completa.

Para Mantovani, “a compreensão da distribuição territorial da Mata Atlântica é fundamental para envolver a sociedade e enriquecer o debate sobre a importância da conservação e restauração do bioma”, afirma. “Um dos instrumentos mais eficientes para que os municípios façam a sua parte na proteção do bioma é o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), que reúne os elementos necessários à conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação.”

O evento é gratuito e dirigido aos técnicos das secretarias de Governo com foco em Conservação da natureza; prefeitos e secretários municipais da área de Meio Ambiente ; estudantes e demais membros da academia e a sociedade como um todo. As pré-inscrições para as 50 vagas disponíveis poderão ser feitas até o dia 21 de maio.

I Seminário de Estratégias para Preservação e Conservação da Mata Atlântica

Quando: 25 de maio de 2018. de 9h00 às 15h30

Onde: No Campus de Educação Ambiental e Ecológica da UECE, na Rua Divino Salvador, em Pacoti .

As pré inscrições poderão ser feitas até o próximo 21 de maio, abaixo.

Maio 2018