Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estação Ecológica do Pecém realiza oficina para elaborar Plano de Manejo
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Estação Ecológica do Pecém realiza oficina para elaborar Plano de Manejo PDF Imprimir E-mail
Sex, 13 de Abril de 2018 10:16

alt

A Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, por meio da orientadora da Unidade de Conservação de Proteção Integral Estação Ecológica do Pecém, da Coordenadoria de Biodiversidade - Cobio, Aline Parente e a representante da Ecossistema Consultoria Ambiental, Verônica Theulen, promoveram na última segunda-feira (09), na Sede Administrativa da Unidade de Conservação, a Oficina de Planejamento Participativo para subsidiar a elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica do Pecém.

Participaram da reunião os representantes da SEMA, Complexo Industrial e Portuário do Pecém S/A ( Cearáportos), Companhia Siderúrgica do Pecém ( CSP), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do município de São Gonçalo do Amarante (Semurb), agente de dialógo da Matriz Criativa, Unipecém, as lideranças das comunidades locais, pesquisadores, profissionais de áreas afins e membros do Conselho Gestor da UC. O documento será construído em consonância com a realidade da região, de maneira integrada e participativa, contribuindo para a conservação da ESEC Pecém e da sua Zona de Amortecimento.

alt

A Estação Ecológica do Pecém está em processo de elaboração do Plano de Manejo - o principal documento norteador da Gestão da UC, e a construção deste documento é uma prerrogativa legal, bem como, o envolvimento de atores sociais representativos. A empresa vencedora do processo de licitação foi a Ecossistema Consultoria Ambiental Ltda, que está desenvolvendo a Revisão e Atualização do Plano de Manejo e definição da Zona de Amortecimento da Estação Ecológica do Pecém, localizada nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Os estudos têm o objetivo de fornecer subsídios para a elaboração do Plano de Manejo da ESEC Pecém, dotando-o de instrumentos de gerenciamento e manejo participativos, possibilitando que esta Unidade de Conservação venha atingir os objetivos propostos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O Plano de Manejo é uma das ferramentas mais importantes de gestão de uma Unidade de Conservação, ou seja: é um documento consistente elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno, e também inclui medidas para promover a integração da Unidade de Conservação à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que a implementação da UC seja mais eficiente. Com isto, garante a manutenção dos processos ecológicos e prevê a simplificação dos sistemas naturais.

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5