Página Inicial Sala de Imprensa Notícias O Ceará e principalmente Fortaleza, ganham novos brigadistas florestais
O Ceará e principalmente Fortaleza, ganham novos brigadistas florestais PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Abril de 2018 08:29

Agora, nossa flora e a nossa fauna estão mais protegidas, principalmente, do fogo. Uma articulação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acaba de formar 19 brigadistas florestais, na Capital.

No período de 2 a 6 de abril, no Parque Estadual do Cocó, além de técnicos da SEMA, integrantes da Guarda Municipal de Fortaleza, colaboradores da Seuma e representantes de movimentos socioambientais, líderes comunitários e pesquisadores da área ambiental, fizeram o Curso de Formação de Brigadistas de Combate aos Incêndios Florestais.

Ministrado por técnicos do Ibama/CE, o objetivo do treinamento foi capacitar novos brigadistas no desenvolvimento das ações de prevenção e combate a incêndios florestais e ou queimadas, em Fortaleza, bem como nas unidades de conservação (UCs) do Ceará, gerenciadas pela SEMA. “Para participar da formação, os candidatos apresentaram atestado de saúde física e mental”, informa Leonardo Borralho, da SEMA.

Mas o Ibama foi além e exigiu dos participantes, exames seletivos de caráter eliminatório-classificatório, através do Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (Thufa). “Uma exigência para avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas auxiliares na prevenção e combate aos incêndios florestais”, explica Borralho.

Durante a capacitação, o superintendente do Ibama, Herbert Lobo, fez uma visita aos cursistas. Já o titular da SEMA, Artur Bruno, prestigiou a solenidade de encerramento dos brigadistas.

Brigada Civil Municipal

A SEMA possui uma Certificação Ambiental pública, que identifica, a cada dois anos, as prefeituras cearenses que atendem aos critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, incentivando o fortalecimento das gestões ambientais, denominada “Selo Município Verde”, tendo como um dos indicadores ambientais, o Controle de Desmatamentos e Queimadas, sendo a constituição de uma Brigada Municipal, uma exigência do indicador.

Como desdobramento do curso, o município de Fortaleza publicou no seu diário oficial (DOM), no último dia 6, Portaria SEUMA, Nº 24 , nomeando membros para compor a Brigada Civil Municipal, para controle de desmatamento e queimadas.

Ainda neste semestre, a SEMA publicará processo seletivo simplificado para constituição de brigadas temporárias de combate a incêndios florestais nas UCs do Estado, amparada na Lei Complementar 175/2017, coordenada pelo Previna.

O objetivo do Previna é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.

Abril 2018